.

Seguem a todo vapor as negocia��es do acordo coletivo de trabalho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde o dia 3 a comiss�o de negocia��o eleita pelos empregados participa de sess�es di�rias de negocia��o com a dire��o da Conab. Reuni�es para avaliar novas propostas de reda��o e contrapropostas para o acordo coletivo dos trabalhadores tamb�m est�o acontecendo. Sintsep-GO e Condsef seguem defendendo os interesses dos empregados – que devem se manter mobilizados. Quanto mais forte o movimento e a unidade dos trabalhadores, maiores as chances de ver as principais reivindica��es do setor atendidas pelo governo.

At� agora, todas as cl�usulas sociais contidas no acordo coletivo foram mantidas. Muitas foram aperfei�oadas e fortalecidas. A comiss�o de negocia��o dos empregados continua lutando para que os benef�cios dos trabalhadores sejam ampliados. Algumas cl�usulas seguem em discuss�o. Um exemplo � a que trata de implantodontia, outra sobre obrigatoriedade de seguro para os ve�culos da empresa.

Pontos negociados
A ata com os pontos j� negociados passar� por uma detalhada revis�o das bancadas sindical e governista antes de ser divulgada. Cl�usulas econ�micas est�o sendo discutidas entre a Conab e o Dest (Departamento de Coordena��o e Controle das Empresas Estatais) e dever�o come�ar a ser negociadas com os trabalhadores no in�cio da pr�xima semana.

A recupera��o das perdas salariais de 1996 a 2006 est� entre as reivindica��es econ�micas. Os reajustes s�o calculados com base no INPC/IBGE, descontados aqueles concedidos na data-base da categoria durante o per�odo. Essa � uma cl�usula hist�rica e visa recuperar o poder de compra dos trabalhadores da Conab. A reposi��o da infla��o no per�odo que vai de 1� de setembro de 2007 a 31 de agosto de 2009 � de 7,15%. Entre 1º de setembro de 2008 a 31 de agosto de 2009 o percentual � de 4,44%.

A categoria reivindica um reajuste salarial de 21% para que haja ganho real. Outras demandas envolvem atualiza��es nos diversos aux�lios como transporte, escola, programa de alimenta��o do trabalho, entre outros. Sintsep-GO e Condsef continuar�o publicando na internet todas as informa��es sobre o trabalho da comiss�o de negocia��o do acordo coletivo dos trabalhadores da Conab.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef