.

Com participação de trabalhadores da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de vinte estados, a categoria realizou entre os dias 3 e 4 de junho sua plenária nacional. No encontro, foi definido o que será defendido pelos trabalhadores durante o acordo coletivo que deve ser negociado com a direção da empresa. Os trabalhadores da Conab debateram também as alterações promovidas pela empresa no Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) do setor. Inconformados com as mudanças promovidas para seguir recomendações do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), os trabalhadores aprovaram uma moção de repúdio que será encaminhada à empresa. A categoria se organiza para que a Conab mantenha a proposta aprovada durante o exaustivo processo de negociações envolvendo direção da emprensa, Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e Asnab-Nacional.

Durante a plenária, os representantes da categoria promoveram ajustes nas propostas que vão fazer parte das negociações do acordo coletivo. Novas propostas de interesse dos trabalhadores também foram incluídas. A Condsef e comissão de trabalhadores da Conab vão participar do acordo coletivo onde vão defender todos os pontos aprovados na plenária.

Os ajustes feitos vão ser protocolados junto à direção da Conab e encaminhados a setores do governo e Congresso Nacional até o próximo dia 19. A expectativa é de que no dia 23 de junho o processo de negociação de acordo coletivo esteja instalado. Todos os esforços serão feitos para que os trabalhadores consigam reverter o quadro e aprovar a proposta original do PCCS criada em consenso entre trabalhadores e direção da empresa.

A Condsef segue acompanhando atentamente todos os desdobramentos desse processo. A entidade busca uma reunião com o diretor do Dest, Murilo Barela, e para isso solicitou a intervenção do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira. O objetivo é levar o descontentamento e discordância dos trabalhadores com relação às mudanças promovidas no PCCS. A categoria deve se organizar e se preparar para pressionar a Conab a manter o acordo original e implantar as reivindicações que passarão a ser discutidas no acordo coletivo que vai começar.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef