.

As negocia��es do acordo coletivo de trabalho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entram, nesta quarta-feira (19), na fase de an�lise e debate de cl�usulas que envolvem algum tipo de impacto econ�mico (confira aqui as principais). Na ter�a, a comiss�o de negocia��o eleita pelos empregados esteve com o diretor administrativo da Conab, Alexandre Aguiar. Foi apresentada � bancada sindical uma proposta inicial da empresa. A Condsef solicitou avalia��o de sua subse��o do Dieese e vai negociar altera��es. A primeira sugest�o feita pelo Dest (Departamento de Coordena��o e Controle das Empresas Estatais) aos trabalhadores prop�e �ndices de reajuste menores que o praticado pelo IPCA, �ndice oficial do Governo Federal para medi��o das metas inflacionarias.

Para a bancada sindical, n�meros inferiores ao IPCA est�o fora de cogita��o. A subse��o do Dieese segue fazendo avalia��o completa da proposta inicial feita pela Conab. A expectativa � de que ao longo do processo de negocia��o das cl�usulas econ�micas empresa e trabalhadores entrem em consenso a respeito das pautas.

Press�o e unidade
A Condsef lembra aos trabalhadores que o momento � de unidade e press�o absoluta. A entidade, que realiza um ato em frente ao Minist�rio do Planejamento nesta quarta-feira, 19, espera conseguir uma audi�ncia com o ministro Paulo Bernardo.

Entre as pautas que a Condsef quer levar ao ministro est� a necessidade de retomar o processo de di�logo que envolve o PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Sal�rio) dos servidores da Conab. A expectativa � de que o governo reabre o di�logo e volte ao patamar original da proposta que era consenso entre trabalhadores e companhia. Os trabalhadores da Conab devem permanecer mobilizados. Sintsep-GO e Condsef continuar�o divulgando todo o processo de negocia��o do acordo coletivo da empresa em seus respectivos sites.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef