.

A direção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) pegou os servidores da empresa de surpresa depois de alterar, sem qualquer negociação com representantes da categoria, a proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) do setor. As alterações seguiram exigências do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) e foram feitas há mais de quinze dias. Só nesta quinta-feira (28) foram encaminhadas à Condsef. As mudanças geraram um outro plano de carreira, diferente da proposta criada a partir do processo de negociações envolvendo direção da Conab, Condsef, Asnab-Nacional e comissão dos trabalhadores da companhia. Mesmo sendo pega de surpresa, a categoria não vai permitir que o PCCS seja encaminhado à revelia dos trabalhadores. Para isso, assembléias nos estados devem ser realizadas a partir desta sexta.

Todas as sugestões que partirem desses encontros serão levadas pela Condsef à direção da Conab. Para a Confederação, com as alterações promovidas no PCCS, a direção da Conab rompeu o acordo firmado com os trabalhadores desrespeitando o processo de negociações. Este outro plano traz imposições do Dest que já haviam sido rejeitadas durante o processo de negociações contrariando todo o trabalho construído entre Conab e representantes da categoria.

Nos próximos dias 3 e 4 de junho, os servidores da Conab virão a Brasília participar de uma plenária do setor. O encontro vai debater o acordo coletivo dos trabalhadores, mas na oportunidade a Condsef vai discutir com a categoria a situação em que a direção da empresa colocou os trabalhadores.

Acesse aqui a nova proposta de PCCS com alterações aprovadas apenas pela direção da Conab. Ao analisar o conteúdo, os servidores devem observar os trechos destacados: em vermelho estão aqueles que chamam mais atenção e anotados em azul estão trechos onde foram identificadas mudanças da proposta construída em conjunto com os trabalhadores.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef