A direção do Sintsep-GO realizou nesta manhã, 9/5, assembleia com trabalhadores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) das cidades de Goiânia, Pontalina, Rio Verde e São Luís de Montes Belos. Na pauta, as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da empresa com seus empregados, que não avançam há quatro anos.

Um dos principais pontos de impasse gira em torno do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), tendo em vista que a direção da Conab, no último dia 6 de abril comunicou, sem maiores detalhes, a contratação por parte da companhia do plano da Geap. Além de passar por cima de um processo de negociações em curso, a empresa atropelou um direito adquirido dos empregados.

Neste sentido, os trabalhadores goianos debateram as mudanças sobre o plano de autogestão por Recursos Humanos do Serviço de Assistência à Saúde – SAS; o calendário de jornada de lutas em defesa das atividades da Conab e dos direitos dos empregados e delegação de poderes às entidades nacionais signatárias para ingressar com medidas judiciais em defesa dos direitos e interesses dos empregados da Conab.

Ao final, a assembleia, coordenada presidenta do Sintsep-GO, Márcia Jorge, rejeitou por unanimidade as mudanças propostas pela direção da empresa em relação ao plano de saúde. Os empregados aprovaram, também por unanimidade, o calendário de lutas em prol das atividades da Conab e dos direitos dos empregados, bem como a concessão de poderes às entidades para ingressarem com ações judiciais em defesa dos direitos dos empregados.