.

Desde a segunda-feira, dia 3, foi instalado processo de negociação do acordo coletivo dos trabalhadores da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A comissão de negociação da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), que representa os trabalhadores, e representantes da direção da Conab, leram todas as cláusulas contidas nas vinte e nove páginas que compõe a proposta aprovada pelos trabalhadores. Grande parte já foi aprovada em sua redação final. Trinta itens tiveram as reivindicações acatadas pela Conab e devem sofrer alterações de redação. Um dos pontos mais debatidos até o momento propõe o aperfeiçoamento e fortalecimento do Serviço de Assistência à Saúde (SAS). Na sexta, as bancadas sindical e da empresa fizeram reuniões separadas para discutir propostas de nova redação.

Nesta semana, a comissão discute cláusulas financeiras como índice de reajuste, valores de auxílios, vale-alimentação e outros. A Conab levará todas as cláusulas econômicas ao Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest). Já a Condsef vai submeter todo o processo de negociação para avaliação dos trabalhadores em assembléias gerais que serão convocadas pela entidade e suas filiadas.

A avaliação é de que, nesta semana, já exista condições de divulgar um primeiro relatório dos pontos consensuais. Outras cláusulas tiveram discussão suspensa para consultas uma vez que foram detectadas discordâncias entre as propostas dos empregados e da empresa.

Sintsep-GO e Condsef continuaram publicando aqui em sua página na internet todas as informações sobre o trabalho da comissão de negociação do acordo coletivo dos trabalhadores da Conab. A mobilização da categoria é fundamental nesse processo para conquista de suas reivindicações.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef