.

Recentemente, o Tribunal de Contas da Uni�o (TCU) solicitou o retorno desses servidores � Funasa, que s� possui sede nas capitais

A Condsef foi at� a Funasa na ter�a-feira, dia 26, buscar uma solu��o em conjunto com o governo para possibilitar que servidores da Funda��o cedidos ao SUS permane�am nos munic�pios onde est�o lotados. Hoje, cerca de 4.600 servidores da Funasa est�o cedidos ao SUS. A maioria atua h� mais de vinte anos em munic�pios onde estabeleceram suas vidas. Recentemente, o Tribunal de Contas da Uni�o (TCU) solicitou o retorno desses servidores � Funasa. Acontece que a Funasa s� possui sede nas capitais. A convoca��o imediata traria um problema s�rio a trabalhadores que possuem fam�lia, filhos em pleno ano letivo e muitos, inclusive, com resid�ncia pr�pria financiada. Alguns est�o lotados h� mais de mil quil�metros da capital para onde deveriam retornar. A Funasa concordou em expedir uma nota t�cnica que ser� enviada aos gestores do Minist�rio da Sa�de (MS) nos estados justificando os motivos de n�o haver condi��es para que servidores retornem imediatamente ao seu �rg�o de origem.

Dessa forma, conquista-se um tempo importante para buscar uma solu��o definitiva que seja conveniente para esses servidores cedidos e para o governo. Um ac�rd�o do pr�prio TCU (6886) pode ser uma das solu��es. O ac�rd�o determina que todos os servidores que est�o cedidos ao SUS e que s�o da �rea de aten��o b�sica � sa�de devem ser redistribu�dos pelo MS. A mesma situa��o ocorreu com servidores do combate e controle de endemias. MS e Funasa devem se reunir na pr�xima semana para definir solu��es para que esses servidores que possuem vidas estabilizadas em munic�pios possam manter suas estruturas familiares sem comprometer sua atua��o no trabalho, no atendimento � popula��o.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef