.

Em reuni�o, que contou com a participa��o do Sintsep/GO, servidores discutiram, entre outros assuntos, calend�rio de atividades, negocia��o coletiva, direito de greve, decreto 7.056/09 (Funai), Geap e ajuda ao Haiti

Representantes do Sintsep/GO e de mais dezessete estados (AP; BA; DF; MG; MS; MT; PA; PB; PE; PR; RJ; RO; RR; RS; SC; SP e TO), incluindo o Distrito Federal, participaram na sexta-feira (15) de encontro do CDE (Conselho Deliberativo de Entidades) da Condsef. Al�m de divulgar informa��es sobre as �ltimas reuni�es feitas junto ao Minist�rio do Planejamento, as entidades se reuniram para debater assuntos de interesse dos servidores. Na pauta negocia��o coletiva e direito de greve foram alguns dos destaques. O governo vem discutindo propostas para esses temas e a Condsef vai defender mudan�as seguindo resolu��es congressuais, tomadas pela base da entidade em sua maior inst�ncia de vota��o.

A Funai (Funda��o Nacional de Sa�de), afetada com a publica��o do decreto 7.056/09 tamb�m foi tema de discuss�o. Um ato nacional em defesa da Funai com participa��o de todas as entidades filiadas � Condsef ser� realizado. Um encontro nacional dos trabalhadores do �rg�o tamb�m vai ser agendado. A Condsef j� deu in�cio � luta para que o decreto que extingue diversas administra��es regionais da Funai seja revogado. Audi�ncias com o presidente Lula e o presidente da Funai, M�rcio Meira, j� foram solicitadas. A entidade quer ainda que o governo garanta a lota��o atual dos servidores durante o processo de negocia��o que busca abrir para discuss�o do tema.

O calend�rio de atividades definido pelo CDE traz ainda um encontro nacional dos trabalhadores da �rea de transporte. No dia 25 de fevereiro representantes dos servidores do Dnit, Minist�rio dos Transportes, ANTT, ANTAQ e DFMM devem vir a Bras�lia discutir sua agenda de reivindica��es.

Entre os dias 29 e 31 a Condsef tamb�m participa do F�rum Social Mundial (FSM) que acontece em Salvador. Durante o F�rum a entidade pretende, em conjunto com suas filiadas, realizar discuss�es envolvendo a necessidade de investir em uma pol�tica de servi�o p�blico eficiente com valoriza��o dos profissionais e melhoria do atendimento � popula��o.

Geap
A Condsef tamb�m vai encaminhar of�cio ao presidente do Instituto Chico Mendes solicitando que seja garantido termo aditivo com a Geap at� que o Supremo Tribunal Federal (STF) tome decis�o que envolve os planos de sa�de dos servidores federais. A entidade vai solicitar ainda uma reuni�o com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Minist�rio do Planejamento para rediscutir os valores de contrapartida que est�o sendo pagos pelo governo para os servidores dos Ex-Territ�rios. Os valores est�o abaixo do que determina Portaria do pr�prio Planejamento. O Minist�rio da Sa�de e Funasa tamb�m ser�o procurados para discutir situa��o dos pensionistas, quest�es ligadas ao mandato de injun��o (MI) 880, al�m de monitoramento sobre abertura do termo de op��o para ades�o � CPST (clique aqui e imprima o termo de op��o para a Carreira da Previd�ncia, Sa�de e Trabalho – CPST).

Haiti
No CDE foi definida ainda a participa��o da Condsef e suas filiadas no apoio � popula��o do Haiti, vitimada pelo maior terremoto dos �ltimos 200 anos. Os servidores v�o integrar a corrente de solidariedade em apoio a esse povo que enfrenta um dos momentos mais dif�ceis de sua hist�ria. Aqui no Brasil a Condsef tamb�m se manifesta com rela��o ao decreto sobre Direitos Humanos, apoiando a apura��o e puni��o dos abusos cometidos durante o per�odo da ditadura militar.

Foto: Sintsep-GO com Condsef