.

Lançamento de campanha em defesa do serviço público tem pedido de audiência com Simão e trabalho no Congresso

Reunidas no Fórum Nacional dos Servidores Federais (Fonasef), entidades que representam o conjunto dos servidores das Três Esferas lançam campanha unifica em defesa do serviço público nesta quarta-feira, dia 16 de março. A campanha também busca e defende o cumprimento de acordos firmados com o governo no último processo de negociações. Entre outros eixos importantes está a criação de uma data-base para a categoria no dia 1º de maio. O Fonasef enviou ao ministro Valdir Simão, do Planejamento, um pedido de audiência para que sejam apresentadas formalmente essas e outras demandas como a luta por uma política salarial permanente para o setor, as defesas do direito irrestrito de greve e da regulamentação da negociação coletiva bem como a luta constante pelo reconhecimento à paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.

O objetivo é seguir para o Planejamento na parte da manhã, onde os representantes do Fonasef vão buscar ser recebidos pelo ministro. De lá, os servidores seguem para o Congresso Nacional onde devem entregar uma carta a lideranças de partidos e também aos presidentes da Câmara e do Senado. Na carta o fórum expressa preocupação com o desmonte do Estado brasileiro e suas consequências para os serviços públicos e a população que deles depende. O Fonasef alerta para os perigos de uma política de Estado mínimo que podem colocar em risco cláusulas pétreas da Constituição como o direito a saúde e educação para todos.

Os servidores também vão ao Congresso defender a não aprovação de uma nova reforma da previdência, além de questionar a reforma de 2003, que retirou uma série de direitos dos trabalhadores. A categoria também se posiciona contrária a alteração da lei que define o regime de partilha da exploração do Pré-Sal, aprovado pelo Senado, que retirou a obrigatoriedade de participação da Petrobrás na exploração desse bem que é um recurso natural brasileiro. Além de chamar a atenção para outros projetos de interesse da categoria, os servidores também vão buscar apoio em defesa da derrubada do veto presidencial referente à realização da auditoria da dívida pública.

Sintsep-GO com Condsef