.

A Condsef participou nesta ter�a-feira, dia 18, de reuni�o na Secretaria de Rela��es do Trabalho (SRT) do Minist�rio do Planejamento conseguida com ajuda dos deputados federais Gorete Pereira e Wellington Fagundes. O objetivo foi tentar retomar o processo de negocia��es dos servidores do Dnit com o governo e tentar destravar o impasse instalado e que fez com que a categoria aprovasse uma greve por tempo indeterminado a partir do pr�ximo dia 25. No entanto, a SRT voltou a informar que n�o tem autoriza��o para apresentar uma proposta dentro dos moldes do que a categoria reivindica. H� mais de cinco anos sem reajuste e n�o tento firmado acordo no ano passado, a categoria segue buscando uma proposta que atenda as demandas mais urgentes do setor.

A Condsef destacou que assim como em 2012 o governo apresentou propostas diferentes para outros setores o Dnit n�o seria exce��o neste caso. Os parlamentares ent�o sugeriram a realiza��o de uma audi�ncia p�blica na C�mara dos Deputados para discutir a situa��o do Dnit e buscar solu��es que atendam a categoria e melhorem a situa��o do �rg�o. A SRT acrescentou que s� pode alterar o discurso com aval de setores superiores, como o Pal�cio do Planalto ou Casa Civil. O objetivo � buscar um posicionamento desses setores, retomar o ritmo quebrado pelo Planejamento do processo de negocia��es e esperar que o governo seja sens�vel a um problema que n�o � de dif�cil solu��o.

Greve
Enquanto isso, a categoria segue firme no prop�sito de lutar para ver asseguradas suas demandas centrais. A Condsef j� notificou a greve aos minist�rios dos Transportes e do Planejamento, al�m do Dnit. Com a greve dos servidores do Dnit muitos projetos do PAC (Plano de Acelera��o do Crescimento) devem ser afetados. Para a categoria o governo buscou o problema na medida em que n�o teve habilidade para solucionar o conflito e n�o deu tratamento adequado aos seus servidores. A Condsef ainda acrescenta que o PAC at� o momento gerou grandes benef�cios a empreiteiras e grandes empresas enquanto os trabalhadores carregam apenas o �nus deste processo ficando a merc� de condi��es inadequadas de trabalho.

A greve no Dnit � uma realidade e � de responsabilidade do governo que for�ou os trabalhadores a tomar essa decis�o extrema frente ao conflito instalado. Os servidores seguem abertos ao di�logo e esperam que o governo tenha responsabilidade e apresente uma proposta capaz de dissolver os impasses e que o di�logo entre Planejamento, Transportes e Dnit traga �xitos nesse sentindo.

Condsef e Sintsep-GO v�o seguir apoiando as decis�es dos setores de sua base e dar� todo o suporte aos trabalhadores do Dnit para conduzir essa luta leg�tima da categoria.

Fonte: Condsef