.

Aten��o aposentados e pensionistas, a partir de mar�o de 2013, o governo vai promover recadastramento anual de aposentados e pensionistas. A atualiza��o cadastral ser� escalonada, no m�s de anivers�rio do benefici�rio. Fique atento e procure sua ag�ncia do Banco do Brasil ou Caixa, no mes do seu anivers�rio, para se recadastrar.

O Minist�rio do Planejamento, Or�amento e Gest�o iniciar�, no dia 1� de mar�o, o processo de atualiza��o cadastral de aposentados e pensionistas da Administra��o P�blica Federal que recebem seus proventos pelo Sistema Integrado de Administra��o de Recursos Humanos � Siape, de acordo com a Portaria n. 8, de 7 de janeiro de 2013.

Tamb�m ser�o recadastrados os anistiados pol�ticos civis, de que trata a Lei 10.559/2002. A medida foi publicada, por meio de Orienta��o Normativa N�1 da Secretaria de Gest�o P�blica do MP.

O objetivo � atualizar os dados de todos os benefici�rios de maneira simples.

O recadastramento ser� padronizado, o que representa mais conforto e agilidade para os aposentados e pensionistas do Governo Federal.

A estimativa do Minist�rio do Planejamento � recadastrar cerca de 710 mil pessoas.

A atualiza��o cadastral ser� feita de forma escalonada, no m�s de anivers�rio do benefici�rio, e come�ar� em mar�o.

Nesse m�s, os aniversariantes dever�o comparecer a qualquer ag�ncia banc�ria em que forem correntista, desde que seja do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econ�mica Federal (CEF) ou do Banco de Bras�lia (BRB), localizadas em todo pa�s.

Esses bancos dever�o ser procurados tamb�m por aqueles que recebem seus proventos, pens�es ou repara��es econ�micas por outros bancos.

Ou seja, o recadastramento ser� feito em todas as ag�ncias BB, CEF e BrB. Para o recadastramento, � necess�rio levar documento oficial com foto (RG, carteira de habilita��o) e CPF.

Mais de 6 mil ag�ncias banc�rias, em todo pa�s, estar�o � disposi��o dos benefici�rios para recadastramento.

No caso de aposentados, pensionistas ou anistiados pol�ticos civis que tiverem impossibilitados de ir at� uma dessas ag�ncias, por motivo justificado, basta agendar visita t�cnica.

Isso pode ser feito pelo interessado ou qualquer outra pessoa � Central de Atendimento (Al� Segep), pelo telefone 08009782328 ou � unidade de Recursos Humanos do �rg�o que est� vinculado.

Os benefici�rios receber�o correspond�ncia avisando da necessidade da atualiza��o cadastral, que dever� ser feita no m�s do seu anivers�rio.

Caso a pessoa n�o fa�a o recadastramento nesse per�odo, ser� expedida notifica��o para faz�-lo no prazo de at� 30 dias contados do recebimento da nova correspond�ncia.

Quem estiver fora do pa�s dever� apresentar declara��o de comparecimento emitida pelo �rg�o de representa��o diplom�tica e/ou consular do Brasil.

Os aposentados, pensionistas ou anistiados pol�ticos civis que n�o realizarem a atualiza��o cadastral no prazo previsto ter�o o pagamento suspenso.

O restabelecimento do pagamento do provento, repara��o econ�mica mensal ou pens�o fica condicionado � efetiva��o da atualiza��o cadastral (www.planejamento.gov.br).