.

Na quinta-feira, 24, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou proposta formal aos trabalhadores envolvendo cl�usulas econ�micas do acordo coletivo de trabalho 2009-2010, em negocia��o. A proposta entregue pela empresa � comiss�o dos empregados oferece duas alternativas. Nenhuma, no entanto, menciona o Plano de Cargos, Carreira e Sal�rio (PCCS) constru�do em acordo entre trabalhadores e Conab, mas barrado pelo Dest do Minist�rio do Planejamento. At� esta ter�a, dia 29, entidades filiadas � Condsef devem encaminhar os resultados das assembl�ias que v�o discutir a proposta da Conab. Alguns estados, como o caso de Pernambuco, Para�ba e o Distrito Federal, j� realizaram assembl�ia e rejeitaram as alternativas dadas pela empresa. Foi aprovada a apresenta��o de uma terceira alternativa para dar continuidade �s negocia��es.

Uma das alternativas dadas pela Conab aos trabalhadores garante acordo coletivo de trabalho para um ano (2009-2010) com reajuste de 3,8%, sem abono, e impacto de 3,8% nas demais cl�usulas econ�micas. A outra proposta feita pela empresa garante acordo coletivo de trabalho para o per�odo de dois anos (2009-2011) com reajuste de 5,5% em setembro de 2009 e mais 5,5% em setembro de 2010, incluindo abono fixo de mil reais, com impacto financeiro de 11%, no m�nimo, e no m�ximo 25% nas demais cl�usulas econ�micas.

Al�m de n�o mencionar nada sobre a implanta��o e aprova��o do PCCS, as propostas apresentadas pela Conab seguem par�metros j� analisados e rejeitados pelos trabalhadores em plen�ria nacional. A plen�ria que aconteceu em setembro deste ano considerou insuficientes para uma negocia��o aceit�vel qualquer proposta que n�o recupere perdas inflacion�rias, n�o estabele�a nenhum ganho real, n�o eleve o valor real dos benef�cios e, finalmente, n�o apresente de maneira transparente o cronograma de implanta��o do PCCS nem seus efetivos valores de tabela.

3� alternativa
Para continuar buscando um entendimento entre trabalhadores e Conab, a comiss�o de negocia��o sugere uma terceira alternativa �s propostas formais da empresa. A comiss�o defende a continuidade das negocia��es a partir da proposta formalizada, com possibilidade de apresenta��o de contrapropostas, seja para o per�odo de um ou dois anos. Mas a negocia��o tem que incluir o PCCS.

Assembl�ias tamb�m definem calend�rio de mobiliza��o � � importante que todas as entidades filiadas � Condsef submetam as alternativas para discuss�o nas bases. Os resultados das assembl�ias s�o indispens�veis para que a comiss�o de negocia��o dos empregados siga buscando consolidar o processo de di�logo com a empresa. As assembl�ias v�o definir tamb�m calend�rio de mobiliza��o para auxiliar na busca por um acordo que atenda as demandas e anseios da maioria, incluindo a necessidade de nova prorroga��o do acordo coletivo em vigor, para que n�o haja interrup��o no pagamento dos benef�cios dos trabalhadores da Conab.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef