Categoria elege delegados sindicais de base para aumentar atuação do sindicato dentro da unidade. “Mesa local de negociação é o próximo passo”, afirma o vice-presidente, Gilberto Jorge

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Goiás (Sintsep-GO), por meio seu vice-presidente, Gilberto Jorge Cordeiro Gomes, se reuniu com a base dos trabalhadores da Ebserh na tarde desta quinta-feira (1/7) para repassar os últimos desdobramentos do processo de mediação do ACT 2020/2021 entre o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a empresa, bem como para eleger os delegados de base que irão representar o sindicato dentro do hospital, na mesa local de negociação, cuja criação será solicitada pela entidade sindical.

Além da Condsef/Fenadsef, entidade que representa a maioria dos trabalhadores da Ebserh em nível nacional, a última audiência entre o TST e a Ebserh contou com a presença da FNE (enfermeiros), da CNTS (Saúde), da Fenafar (farmacêuticos) e da Fenam (médicos). A proposta que estava em discussão – e que foi aprovada por ampla maioria dos trabalhadores da Ebserh nas assembleias estaduais – era o acordo de suspensão do dissídio coletivo de greve até 31 de janeiro de 2022, prosseguindo após, com suas sucessivas etapas.

Após um intenso debate entre as partes, Gilberto, que também é diretor da Condsef/Fenadsef, relatou que foram consolidados os seguintes encaminhamentos:

  • Suspensão das negociações do ACT 2020/2021 até 31/01/2022;
  • Devolução do valor descontado referente ao dia 13/05, de quem aderiu ao movimento grevista, com previsão de devolução na folha de pagamento do mês de setembro de 2021;
  • Manutenção de todas as cláusulas do atual ACT, garantindo aos empregados (as) a retirada dos abonos referentes ao período de 2021/2022, que poderão ser agendados até o dia 28/02/2022;
  • Retomada das tratativas do processo de negociação no início de fevereiro de 2022, garantindo os debates dos dois ACTs que estão vencidos;
  • Garantia da participação dos representantes das comissões dos empregados (as) em todas as etapas do processo de mediação do TST e MPT.

O vice-presidente do Sintsep-GO pontuou que, embora o processo não tenha tido o desdobramento ansiado pela categoria, diante do cenário apresentado foi o acordo possível. “A possibilidade de conseguirmos melhores condições de negociação em fevereiro de 2022 é bem maior que no momento atual. Além do mais, nós iniciamos uma greve, a empresa sentiu a mobilização dos trabalhadores e sabe que não vamos recuar ante qualquer tentativa de retirada de direitos. Nossa conversa é do que já se tem para melhor, e não para pior”, esclarece Gilberto.

Delegados
Além dos informes nacionais, outra pauta importante da assembleia foi a retirada de delegados de base entre os trabalhadores da Ebserh para representarem o sindicato dentro da empresa. “São eles que farão toda a interlocução entre o sindicato e os trabalhadores, dentro do hospital, e terão todo o nosso respaldo nesse processo”, afirma Gilberto.

Escolhidas por ampla maioria de votos, foram eleitas delegadas de base Suse Barbosa Castilho e Ramara Valéria Nunes Apolinário.

O próximo passo da entidade será oficializar a empresa de que o sindicato possui duas delegadas de base dentro do hospital e solicitar a criação da mesa local de negociação, instância que discutirá com a direção da Ebserh questões diversas pertinentes às situações que afetam o trabalho e o trabalhador no dia a dia. “Temos certeza de que o relacionamento dos trabalhadores da Ebserh com a empresa agora alcançará outro patamar em Goiás, graças ao trabalho desenvolvido pelo Sintsep-GO”, pontuou a profissional de saúde Letícia Silva, que integra o quadro de trabalhadores da empresa.