.

Esta ter�a-feira, 15, marca o dia de combate ao ass�dio moral no trabalho. Pr�tica que vem aumentando ao longo dos anos, o ass�dio moral no setor p�blico � um dos maus que o Sintsep-GO e a Condsef buscam combater no seu dia-a-dia de luta em defesa dos servidores federais. Intoler�vel, a maior arma dos trabalhadores contra o ass�dio moral � a den�ncia. Ao se calar, por medo, receio, ou mesmo constrangimento, o trabalhador acaba colaborando para que esse tipo de pr�tica se propague e ganhe for�a dentro das institui��es, sejam p�blicas ou privadas. Nos �ltimos anos, as entidades j� receberam diversas den�ncias de servidores que sofrem abusos de superiores em seus locais de trabalho. A partir dessas den�ncias, muitos conseguiram recuperar espa�o e respeito em seu local de trabalho. A luta contra o ass�dio moral n�o � tarefa f�cil, mas fugir do debate, ou ignor�-lo, � dar for�a ao problema.

�s vezes, a den�ncia feita diretamente aos �rg�os onde o servidor trabalha n�o � suficiente. No Rio de Janeiro, estado que desde maio de 2002 condena o ass�dio moral, cerca de dez servidores p�blicos entraram com den�ncia queixa de ass�dio direto na Pol�cia Federal. Nesta ter�a (15), o Sintrasef-RJ, entidade filiada � Condsef, promoveu ato em frente ao Teatro Capanema contra o ass�dio moral, alertando os trabalhadores a n�o se intimidarem.

Reunir provas ajuda a coibir ass�dio
Em s�ntese, o ass�dio moral � a exposi��o dos trabalhadores e trabalhadoras a situa��es humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exerc�cio de suas fun��es. Por se tratar de uma quest�o privada, muitas vezes a v�tima precisa redobrar esfor�os para conseguir provar na justi�a que sofreu, ou vem sofrendo o ass�dio. Normalmente servem como provas documentos como atas de reuni�o, fichas de acompanhamento de desempenho, entre outros. Testemunhas id�neas para falar sobre o caso tamb�m colaboram para coibir a pr�tica.

S�o v�rios os tipos de ass�dio moral. Existe uma literatura vasta que pode auxiliar o trabalhador a identificar se ele � v�tima dessa pr�tica. Ainda n�o h� lei espec�fica para ass�dio moral, mas voc� pode ajudar denunciando. Clique aqui e leia texto que fala sobre como identificar se voc� � v�tima de ass�dio moral.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef