.

Representantes de quinze estados (BA, CE, DF, ES, MA, MG, PA, PE, PI, PR, RJ, RO, RS, SC e SE) e membros do Departamento da Segurança e da Advocacia Pública (DESAP) participaram do Encontro Extraordinário dos administrativos da AGU que aconteceu, sábado (9), na sede da Condsef. Na ocasião, os servidores discutiram uma agenda de mobilização que antecede reunião, nesta sexta (16), no Ministério do Planejamento onde o governo deve apresentar uma proposta de reajuste da tabela salarial da categoria. A reunião vai discutir outras reivindicações dos administrativos da AGU. A expectativa é de que um acordo seja firmado para que os reajustes sigam na segunda medida provisória (MP) programada para ser editada ainda em maio e que deve atender outros 300 mil servidores. Caso as negociações não avancem como o esperado, a categoria se prepara para realizar um Dia Nacional de Alerta e Paralisação.

Outra questão prevista nas negociações é a situação dos servidores requisitados que deve ser abordada com profundidade no grupo de trabalho (GT) que será criado para discutir o plano de carreira do setor. Os servidores defendem que a AGU deixe de requisitar servidores de outros órgãos e priorize a convocação de servidores que passaram no último concurso promovido pelo órgão.

O resultado da reunião do dia 16 será determinante para os administrativos da AGU. Assembléias nos estados devem ser feitas na semana seguinte para discutir o processo de negociações e ações necessárias para atender as demandas mais urgentes da categoria. Os servidores continuam defendendo a criação de um Plano de Carreira da AGU e só devem assinar acordo se essa discussão for garantida pelo Planejamento.

Fonte: Condsef