.

Decisão é uma vitória da categoria que tem o direito de escolher quem são seus representantes legítimos

A Justiça do Trabalho concedeu liminar que garante a participação da Fenadsef nas mesas de negociação que vão tratar do acordo coletivo de trabalho (ACT 2017/2018) dos empregados da Conab. A empresa vinha se opondo a permitir a participação nesse processo da entidade que representa legitimamente os empregados da companhia em todo o Brasil. Apenas a Asnab e a CNTC – uma confederação de trabalhadores do comércio – estavam compondo a comissão de negociação. Há mais de cinco anos empregados da Conab tentam alertar para a participação de entidades de fachada no processo de negociação do ACT da categoria que seriam usadas para tentar passar propostas que não contemplam a maioria dos trabalhadores da empresa.

Para o Sintsep-GO – que tem representado os trabalhadores da empresa em Goiás – e a Fenadsef, essa é uma vitória da categoria que tem assegurado seu direito de escolher quem são seus representantes legítimos. A assessoria jurídica da entidade segue acompanhando o processo para garantir o cumprimento do que determinou a Justiça. Há algum tempo a Conab vem tentando afrontar de forma desrespeitosa e absurda a vontade da maioria dos empregados da empresa. Tal comportamento de atitudes antissindicais é inaceitável e deve ser denunciado e combatido.

A Fenadsef e suas entidades filiadas reforçam sua representatividade junto aos empregados da Conab e segue atenta para garantir que as reivindicações da categoria sejam atendidas. Sabemos que a conjuntura não anda favorável aos trabalhadores e é importante que a unidade e mobilização sejam cada vez maiores para garantir que demandas essenciais encontrem consenso no processo de negociações do ACT.

A proposta dos empregados da Conab traz quase 80 cláusulas e prevê reajuste linear com base no IPCA mais ganho real de 3%. CONFIRA A ÍNTEGRA AQUI. Com um ACT legitimado pela categoria e já protocolado o caminho agora para trilhar o processo de negociações favorável aos trabalhadores é assegurar a unidade da categoria em torno dessas demandas. A Fenadsef e todas as suas filiadas estão à disposição da categoria para garantir que o ACT 2017/2018 se consolide. A expectativa é de que o processo de negociações se dê de forma efetiva e transparente. Um processo com trabalhadores unidos fortalece a categoria, além de garantir melhores direitos. Negociação já!

Fonte: Condsef