.

Enquanto a negociação não for concluída, fica valendo o ACT de 2016/2017

Representante legítima dos trabalhadores da Conab, a Fenadsef vem cobrando da direção da empresa o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 dos empregados do órgão. Na última segunda-feira, dia 2 de outubro, a entidade, juntamente com a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), se reuniu com representantes da direção da Conab para tratar do assunto e foi informada que a Confederação dos Comerciários (CNTC) está atrapalhando as negociações.

A CNTC – que não representa os trabalhadores do setor, mas vem travando uma luta política e jurídica requisitando tal representação – coloca como condição para que a negociação aconteça, a retirada da Fenadsef e da Fisenge do processo, o que não vai acontecer, já que os próprios trabalhadores da Conab votaram em assembleias nos estados e elegeram a Federação dos Servidores Federais como legítima representante do setor.

Enquanto houver o impasse, a Conab se comprometeu em manter o ACT do ano passado. A prorrogação vai até o final de outubro, dois meses a mais do previsto, já que a data-base dos trabalhadores da Conab teve início em 1º de setembro. A direção da Conab ficou de se reunir com a comissão patronal do ACT e que na próxima semana dará um retorno para a Fenadsef, quando deverá ser agendada uma nova rodada de negociação.

A CNTC atua apenas como uma entidade assistente no processo negocial da Conab e a Fenadsef, agora com a carta sindical, é a representante política e jurídica dos trabalhadores do setor, ratificada pelos próprios empregados.

“Agora, há uma nova situação, totalmente regularizada, com a recepção da carta sindical pela Fenadsef. Portanto, não há nada, absolutamente nada, do ponto de vista jurídico, que obrigue a Conab a manter-se refém da intransigência da CNTC”, declarou o secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sergio Ronaldo.

Fonte: Condsef/Fenadsef