.

Em reunião, ainda na manhã desta quarta-feira (07), o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, informou por telefone à dirigentes da Condsef que o governo deverá encaminhar ao Congresso Nacional a Medida Provisória do reajuste de cerca de 800 mil servidores públicos federais (acordos já fechados) nesta sexta-feira, dia 09 de maio. Segundo ele, os reajustes já estarão presentes nos contracheques dos servidores do mês de junho, com valores retroativos à março deste ano.

No mesmo dia à tarde, em reunião que contou com a participação da Condsef, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Fasubra, da CNTSS, da CNASI, da Assinagro, da Proifes, da Unasus e do Sinpec-PF – além de dois parlamentares do PT e um do PCdoB – Paulo Bernardo assumiu que o atraso foi uma “falha do governo”, ocorrida pela quantidade de tabelas (254) que estão sendo analisadas pela Casa Civil. De acordo com ele, a análise será finalizada hoje (08), o que possibilitará o envio do projeto em forma de MP ao Congresso nesta sexta.

O ministro disse ainda que a MP encaminhada amanhã se restringe apenas às categorias que já fecharam acordos. Bernardo informou que os órgãos que ainda negociam com o governo terão seus respectivos reajustes assegurados por uma segunda Medida Provisória, a ser enviada assim que a etapa de negociações for concluída.

Para o presidente do Sintsep/GO, Ademar Rodrigues, a prontidão do governo em atender os trabalhadores, neste momento, reflete o nível de mobilização da categoria em todo o Brasil. “Fizemos uma ótima paralisação em Goiás, e em quase 30 cidades do interior. O governo percebeu que nós não estamos de brincadeira”, afirmou.

Mas, apesar do otimismo, o sindicalista pede que os trabalhadores fiquem de sobreaviso, e mobilizados para o ato do dia 14 de maio, em Brasília. “Nâo é a primeira vez que o governo promete que vai mandar essa MP e marca data. Então, temos que ficar atentos para surpresas agradáveis e também desagradáveis”, alertou.

Clique aqui para ver como foi o Ato de Mobilização dos servidores em Goiás.