.

Entenda a atitude do governo Michel Temer em deixar ao Congresso Nacional a decisão de adiar os reajustes de cerca de 253 mil servidores. A concessão desses reajustes já é Lei desde 2017 e está apenas sendo cumprida. Portanto, não há reajuste novo para os servidores do Executivo. Fato novo está no aumento de 16% concedido ao STF.

Já aos mais de 1,1 milhão de servidores civis do Executivo, com salários congelados, o recado é para que continuem mobilizados, lutando e persistindo para que a Lei Orçamentária Anual (LOA) contemple investimentos necessários e urgentes no setor público, incluindo reposições de salários corroídos ao longo dos últimos anos. Dieese aponta que para repor o poder de compra salarial desses servidores seria necessário aplicar percentual de 25,63%.

Os servidores federais cobram ainda a extensão do índice da Lei 13.464/17 que garante o reajuste em 2019 aos cerca de 253 mil servidores. Além disso, querem o cumprimento de todos os acordos assinados em 2015 e para a saúde complementar o mínimo de 50% per capita, para manutenção do plano de saúde dos servidores.

Sintsep-GO com Condsef