No próximo fim de semana, mais de 400 dirigentes sindicais de todos os estados se reunirão na capital federal para análise de conjuntura, elaboração de plano de lutas e eleição de direção nacional para o próximo quadriênio; confira programação

Terão início simultâneo nesta sexta-feira, 13/12, o XIII Congresso da Condsef (Concondsef) e o IV Congresso da Fenadsef (Confenadsef), que se estenderão até domingo no Hotel Nacional, em Brasília. São aguardados cerca de 450 participantes, incluindo convidados para painel de debates sobre conjuntura e desafios para a Classe Trabalhadora, que contará com análises da CUT Nacional, Dieese, Diap e ISP. A programação ainda inclui construção de um plano de lutas e eleição de diretoria para o próximo quadriênio.

Os delegados eleitos pelo Sintsep-GO para participar do evento foram retirados na última assembleia geral extraordinária da categoria, realizada em meio à plenária sindical de base, no dia 22 de novembro, no auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa de Goiás. São eles: Gilberto Jorge Cordeiro, Vilmar Martins da Silva, Edivaldo Bernardo de Lima, Juarez Cavalcante de Albuquerque, Alexandre Reis Coutinho, Crescêncio Pinhão de Sena, Maria Leci Ribeiro de Oliveira, José Roberto R. da Cunha, Joenilsa Lopes Ribeiro Santos, Welison Marques de Araújo, Ademar Rodrigues de Souza, Adaucto Joaquim da Cruz Neto, Ana Ribeiro de Sousa, Maura Lázara Leão e Geraldo Ferreira da Silva.

O Secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, destaca a riqueza deste momento, em que centenas de líderes sindicais da categoria dos servidores públicos federais, vindos de todas as partes do País, encontram-se para discutir conjuntamente estratégias de reivindicação de pautas, que neste momento ultrapassam o corporativismo. “Nossa maior preocupação no momento é pela defesa dos serviços públicos gratuitos e de qualidade. Obviamente que queremos reajuste salarial, até porque nossas remunerações estão congeladas há três anos, mas o que tem tirado nosso sono e nos enraivecido para a luta árdua é a ameaça de desmonte completo do Estado”, comenta Silva.

Reforma administrativa, redução de jornada de trabalho dos servidores, privatizações em massa de empresas estatais, revogação do Teto de Gastos e construção da Greve Geral de 18 de março, além de outras ações, devem ser os temas principais dos debates. (Confira abaixo programação completa)

Protesto inicial
Antes da abertura solene dos congressos, agendada para 17 horas, delegados já instalados em Brasília realizarão ato na porta do Bloco P do Ministério da Economia, de onde o ministro Paulo Guedes despacha. “Estamos orientando os participantes que chegarem mais cedo para irem para o ME protestar contra a política liberal deste desgoverno que quer vender o patrimônio público a preço de banana para o mercado privado. Os próximos anos não serão fáceis, mas estamos fortalecidos e organizados para parar o Brasil se for preciso. Os caminhoneiros já acordaram para as mentiras de Bolsonaro. É questão de tempo para o presidente se afundar no próprio despreparo”, afirma Sérgio Ronaldo.

O Congresso da entidade é restrito a delegados eleitos em seus estados, cadastrados com antecedência. A cobertura completa poderá ser conferida diariamente pelo site da Confederação e pelas redes sociais. As votações nas plenárias serão feitas através dos crachás dos delegados e as deliberações serão tomadas por maioria simples.  

Programação

-Dia 13, sexta-feira
12h – Início das Hospedagens dos Delegados (as).
14h – Inicio do Credenciamento dos Delegados (as) Titulares.
15h – Reunião da Direção Nacional da Condsef/Fenadsef.
17h – Abertura Solene dos Congressos da Condsef e Fenadsef.
17h30min – Leitura e Aprovação dos Regimentos Internos dos Congressos da Condsef e Fenadsef.
18h30min – Eleição da Comissão Eleitoral.
19h – Apresentação e Deliberação de Recursos.
19h30min – Jantar.

-Dia 14, sábado
9h – Continuação do Credenciamento de Delegados(as).
9h às 12:h – Painel de Debate Sobre Conjuntura e os Desafios para a Classe Trabalhadora (Convidados: CUT, DIEESE, DIAP e ISP).
12h – Encerramento do Credenciamento dos Delegados(as) Titulares e Início do Credenciamento dos Delegados Suplentes.
12h às 13h30min– Intervalo para Almoço.
13h30min às 14h 30 min– Apresentação de Teses.
14h – Fim do Credenciamento dos delegados suplentes.
14h 30min às 18h – Plenária de Debate sobre Conjuntura Nacional e Internacional, Plano de Lutas e Pauta de Reivindicações;
19h às 21h – Reunião da Comissão de Sistematização e Relatoria;
19h – Jantar (Atividade Cultural).

Dia 15, domingo
9h às 13h – Plenária de Encaminhamentos e aprovação das resoluções sobre Conjuntura Nacional e Internacional, Plano de Lutas e Pauta de Reivindicações;
9h às 12h – Prazo para Inscrição de Chapas;
12h às 13h30min – Almoço;
13h30min às 14h – Apresentação e Defesa de Chapas;
14h às 15h – Eleição da Direção Nacional e do Conselho Fiscal da Condsef e Fenadsef;
15h às 16h – Instalação da Assembleia Geral Ordinária Eleitoral para Eleição da Direção e Conselho Fiscal da Condsef e Fenadsef;
17h- Proclamação do Resultado e Encerramento dos Congressos da Condsef e da Fenadsef.

Com informações da Condsef/Fenadsef