Ato no Ministério Público do Trabalho reuniu pelo menos 150 concursados da estatal. Com auditório lotado audiência tratou dos riscos de extinção da Valec e insegurança dos empregados. Secretário-geral do Sintsep-GO e diretor da Condsef, Gilberto Jorge, e advogado do sindicato, Anderson Badu, participaram da atividade, representando os companheiros de Goiás.

A Condsef/Fenadsef participou na sexta-feira, 22/02, de audiência pública no Ministério Público do Trabalho (MPT) que debateu a situação da Valec. O secretário-geral do Sintsep-GO e diretor da Condsef, Gilberto Jorge, e advogado do sindicato, Anderson Badu, participaram da atividade representando os companheiros de Goiás. Em pauta estava a insegurança dos empregados da estatal com os riscos de extinção da empresa e possíveis demissões. Pelo menos 150 empregados concursados promoveram um ato em frente ao MPT contra a privatização da Valec.

A possibilidade de demissões fez com que a categoria procurasse a Justiça para defender a manutenção de seus empregos. Informações divulgadas recentemente e apuradas pelo “Metrópoles” dão conta de que o governo pretende lançar um plano de demissão voluntária (PDV) antes de extinguir a empresa. Os que não aderissem seriam realocados em outros órgãos ou demitidos.

Qualificados
Na audiência o diretor-presidente da estatal, Márcio Guimarães, destacou a qualificação dos funcionários registrando que de 2011 para cá a empresa tem cumprido metas e atuado de forma bastante contundente para fomentar o setor ferroviário. As entidades presentes, incluindo a Condsef/Fenadsef, se colocam contra a demissão dos servidores e contra a liquidação da Valec. “O Estado brasileiro não pode abrir mão de uma empresa com todo o potencial de crescimento que a Valec traz”, defende Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação.

Além dos representantes da categoria e da estatal estavam na audiência também representantes do Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais). Uma nova audiência entra as entidades, técnicos e também o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, está prevista para acontecer no dia 1º de março. Ao Valor Econômico o ministro disse que a extinção da Valec começa em março e não tem volta.

O processo de mobilização dos empregados da Valec é muito importante nesse momento e deve seguir sendo fortalecido. “Não podemos permitir que uma equipe qualificada atuando em uma estatal em favor do Brasil pare nas mãos da iniciativa privada visando apenas o lucro de poucos”, reforçou Sérgio Ronaldo.

Com informações da Condsef