.

O ministro Tarso Genro, recebeu na terça-feira (26), em seu gabinete, representantes da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e dos servidores técnico-administrativos do Ministério da Justiça (MJ). O encontro foi rápido, mas deu novo fôlego ao processo permanente de mobilização que a categoria mantém na luta pela implantação de uma gratificação capaz de corrigir distorções salariais no MJ. A Condsef lembrou ao ministro que, desde novembro do ano passado, existe um relatório pronto, fruto do grupo de trabalho (GT) da categoria. Em maio deste ano, o próprio Tarso Genro encaminhou aviso (nº 719) ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, propondo a criação desta gratificação. Sem o atendimento efetivo da demanda e diante do que ouviu, Tarso se comprometeu a discutir o assunto com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, nesta quinta. Na sexta, a Condsef volta ao MJ para saber se houve avanço no processo.

Para saber sobre o aviso ministerial encaminhado ao Planejamento, o chefe de gabinete do MJ, Ronaldo Teixeira da Silva, chegou a entrar em contato com o secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Duvanier Ferreira. A informação foi de que em quinze dias, a SRH faria uma análise do conteúdo do aviso ministerial e daria retorno ao gabinete do ministro Tarso Genro. Segundo Teixeira, o prazo solicitado por Duvanier vence agora nesta sexta-feira.

Mobilização continua
Os administrativos do ministério continuam mobilizados. A união em torno da reivindicação vem surtindo efeito. Apesar dos contatos feitos junto ao Planejamento, a pauta está travada e precisa ser impulsionada. O empenho do ministro Tarso é encarado como fundamental para que a proposta saia do papel. Analistas do próprio governo concordam que o atendimento da demanda não deve ser impossível.

Nesta terça, durante a reunião, Tarso chegou a afirmar que a questão financeira não deve ser fator limitante para o atendimento do pleito considerando que o impacto orçamentário é mínimo. O MJ conta com cerca de 2.500 servidores administrativos entre ativos e aposentados. Uma assembléia nesta quarta deve discutir como a categoria vai continuar se organizando até que este pleito seja atendido.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef