.

Bastante avançado nos preparativos para o Encontro Nacional do Setor da Saúde, o Sintsep/GO já se encontra na etapa de preparação das Assembléias no Estado. “Já fizemos um cronograma de Assembléias em 14 municípios de Goiás. Além de levarmos 20 pessoas para o Encontro – 19 delegados e um observador – vamos levar o mais importante: propostas da nossa base”, afirmou o presidente e servidor da Funasa, Ademar Rodrigues.

O Encontro é uma proposição da Condsef, que convocou suas filiadas a trazer servidores do ministério da Saúde, Funasa e Datasus a Brasília, no próximo dia 5 de julho (sábado), na sede da entidade, para levantar, avaliar e discutir propostas que darão força ao processo de negociação com o governo. Além disso, segundo a Confederação, serão apresentadas ao governo cobranças específicas dos servidores. “Queremos a categoria mobilizada, pois ainda precisamos arrancar muitos avanços nas negociações e não conseguiremos isso sem união, empenho e luta”, disse Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef e servidor também lotado na Funasa.

Para o presidente do Sintsep/GO, a participação do servidor é decisiva neste momento. “Esse encontro é importante por dois motivos: abre um canal de negociação direta com o governo e, nesse canal, vai levar propostas vindas diretamente da base. Quer dizer, não tem desculpa, é chegar lá e expor suas idéias para serem discutidas, é a hora dos companheiros levarem suas reivindicações”, enfatizou.

Gacen
Nesta terça-feira (24), a Condsef esteve no Ministério do Planejamento onde cobrou informações atualizadas sobre uma solução para garantir a inclusão de cerca de 5 mil servidores que ficaram de fora da proposta que criou a Gacen (MP 431). Representantes da Secretaria de Recursos Humanos ficaram de dar um retorno ainda ontem sobre a situação, mas até às 21h, nenhum contato havia sido feito. Ao lado da Condsef, o Sintsep/GO – que tem participado ativamente de todas as etapas e desdobramentos desta negociação – segue cobrando solução para o caso.

Emendas ao texto da MP 431 foram apresentadas. Na segunda (23), o relator da medida, deputado Geraldo Magela (PT-DF), se reuniu com representantes técnicos do Planejamento. Todas as emendas à MP 431 foram discutidas no encontro, entre elas a que trata da inclusão dos servidores que atuam no combate a endemias na proposta que cria a Gacen. Nos próximos dias, Sintsep/GO e Condsef devem se reunir novamente com o relator da MP 431 para conversar sobre os resultados desta reunião no Planejamento.

Problemas na Funasa voltam a preocupar
Mais uma vez, a Funasa apareceu nos principais jornais que divulgaram, nesta terça, ação do Ministério Público que investiga três ex-presidentes do órgão que teriam que devolver cerca de R$ 56 milhões aos cofres da União.

Alvo de denúncias constantes, a discussão sobre a extinção da Funasa volta a ganhar fôlego. Sintsep/GO e Condsef defendem as investigações, mas é contra o grupo que vê na extinção do órgão a solução para esses problemas. Para a entidade, a Funasa precisa sim passar por uma reestruturação séria com abertura de concursos e valorização de seu quadro de funcionários.

“O que não podemos permitir é que os servidores de carreira que trabalham em benefício da sociedade paguem pelos erros de gestores que passaram pela Fundação disseminando a corrupção sem qualquer compromisso com o bem público”, argumentou Sérgio Ronaldo.

Fonte: Sintsep/GO e Condsef