.

O curso, que é gratuito, será ministrado nos dias 22 e 24 de agosto, pelos professores Doutores Davi Maciel (UFG) e Gilson Dantas (UNB). Haverá certificado de participação de 12 horas

O Sintsep-GO, em parceria com os professores doutores Davi Maciel (UFG) e Gilson Dantas (UNB), oferece aos filiados, familiares e interessados o curso introdutório e popular da obra “O capital”, obra estruturante do pensamento marxista de Karl Marx. O curso é gratuito e será ministrado nos dias 22 e 24 de agosto. No sábado, as atividades vão das 8h30 às 17 horas e, na segunda-feira, têm início às 19 horas (apresentação de filme). Todo o curso será realizado na sede do Sintsep-GO (Rua Olinto Manso Pereira, 910, St. Sul).

De acordo com o professor Gilson Dantas, “o objetivo do curso é despertar o interesse do público para o qual esse livro foi escrito (a classe trabalhadora e estudantes) através de um resumo sucinto dos seus pontos fundamentais, mostrando de onde vem a riqueza no capitalismo, como o sistema funciona e a exploração e tormenta da classe trabalhadora a única com força para mudar tudo isso. O curso pretende mostrar como O capital é a desconstrução de um castelo de mentiras e como ele expõe o lugar do trabalhador como escravo moderno, alienado, mas ao mesmo tempo sua potência como classe que tudo produz e tudo pode”, explica.

Questões como “De onde vem a riqueza na nossa sociedade?”, “De onde vem e como funciona o capitalismo?” e aspectos ligados à concentração da riqueza e as crises econômicas, bem como à exploração do trabalho e o lugar do proletariado no capitalismo serão abordadas de forma dinâmica, numa visão abrangente e não academicista, com um didatismo que desperte o interesse de vários perfis de público com debates e construção de conceitos a partir de situações práticas.

Serão fornecidos certificados aos participantes. Como as vagas são limitadas, é necessário que se faça reserva com antecedência pelos telefones (62) 3213-2000 / 0800 642 2010.

Confira a ementa do curso:
Aula 1 – Mercadoria: importância do conceito. Como funciona a produção capitalista (através de 3 perguntas) = De onde surgem as primeiras grandes fortunas capitalistas, isto é, o próprio sistema? [ Por que o capitalismo surge naquele momento e naquele lugar se desde antes já existia capital e também o trabalho?] Se a produção no capitalismo não obedece a nenhum plano, por que o sistema não se desintegra? [Se o sistema não obedece à vontade de nenhum capitalista individual, o que mantem o sistema funcionando e impede o caos?] Por que a troca de equivalentes (mercadorias que são trocadas porque possuem valor igual) gera a desigualdade? [De onde vem a riqueza? Qual o mecanismo fundamental de funcionamento do capitalismo?]

Aula 2 – Como funciona a produção e o capitalismo de conjunto. Uma pergunta: Por que o capitalismo fica mais moderno e mais produtivo, e nem por isso se torna mais lucrativo (maior taxa de lucro médio)?

Aula 3 – Tendência do capitalismo à crise, estagnação secular, oligopólios e a saída proletária da planificação democrática. Uma pergunta: Por que a prosperidade não gera mais prosperidade e sim, em certo momento, crise, estagnação? [De onde vem a tendência recorrente do sistema à estagnação e crise?]