.

Leitura crítica dos meios de comunicação, análise de conjuntura e organização sindical de base foram os principais temas do curso, ministrado nos dias 24 e 25 de novembro, na sede da entidade

Propiciar uma leitura crítica da mídia e fomentar a construção de uma organização sindical de base. Estes foram os dois objetivos do seminário promovido pelo Sintsep-GO, por meio da diretoria de Formação, nos dias 24 e 25 de novembro, na sede da entidade.

Ministrado pelo educador popular Emílio Gennari, teólogo com pós-graduação em Ciências Sociais, o curso contou com a participação de 32 filiados, integrantes da base do Sintsep-GO e do Sindsaúde-GO.

Image00013.md.jpg A cada dia buscamos investir mais em formação, junto com os nossos filiados. Não se pode mais fazer a política sindical dos anos 60 e 70. A realidade mudou, a política mudou e a cabeça das pessoas também. A luta sindical talvez seja a mesma, mas com novas bandeiras e em novos formatos”, ponderou a diretora Márcia Jorge.

Image00007.md.jpg Erivânio Herculano da Silva, companheiro da base do Sindsaúde-GO, aproveitou muito a programação deste segundo dia de seminário, que abordou, principalmente, a organização sindical de base. “Nós, do Sindsaúde-GO, após uma greve vitoriosa de 65 dias e de um congresso no qual foi mudado o estatuto chegamos a uma fase de maturidade de nossa organização. Estamos investindo na formação dos núcleos sindicais nas unidades de trabalho. É uma nova etapa de nossa organização e o seminário foi importantíssimo para apontar caminhos neste sentido”, apontou.

Image00012.md.jpg Para Ludimila Lelis, vinculada ao Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG (Iesa), a capacidade de canalizar a indignação das pessoas em ações proativas, promovendo o diálogo e a construção de ações nos vários espaços sociais nos quais se esteja inserido, falou mais alto. “Essa perspectiva de ser militante onde você estiver, se esforçando para construir o diálogo e transformá-lo em ação social é o que mais me chamou atenção”, reforçou.

Ligada à base do Sindsaúde-GO, Ludimila se sentiu mais confiante após as explanações do professor Emílio. “Alguns assuntos abordados vieram justamente ao encontro do que tem sido discutido pela direção da entidade com a base. A sensação é a de que estamos no caminho certo”, considera.

Coletividade
Além da leitura crítica da mídia e da organização sindical, o curso apontou também alguns elementos necessários para uma análise de conjuntura e para a construção de um sentimento de “pertencimento” e “coletividade” aos servidores que constituem a base da entidade. “É esse sentimento de pertencimento e de coletividade que dá força ao trabalhador para que, na hora certa, ele evoque sua autonomia, sua capacidade de rebeldia e indignação contra as injustiçccedil;as, sabendo que poderá contar com o apoio do sindicato”, finaliza Márcia.