.

Com a desculpa de diminuir a presença do Estado na economia, o governo interino se prepara para privatizar diversas estatais, entre elas os Correios

O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e suas Concessionárias, Permissionárias, Franqueadas, Coligadas e Subsidiárias no Estado de Goiás (Sintect-GO) realiza, no dia 1º de setembro, uma audiência pública para esclarecer a sociedade sobre as consequências da privatização dos Correios. A audiência, que faz parte de um conjunto de ações para barrar a privatização da estatal, ocorrerá no Auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa de Goiânia, às 19 horas.

Com a desculpa de diminuir a presença do Estado na economia, o governo interino está se preparando para privatizar diversas estatais, entre elas os Correios. No dia 22 de julho, o governo federal assentiu a privatização de seis distribuidores de energia da Eletrobrás que atendem o Acre, Alagoas, Amazonas, Rondônia, Roraima e Piauí, que deverão ser vendidas até dezembro de 2017.

Além de demissões em massa, mão de obra terceirizada, degradação das relações de trabalho, achatamento salarial, a privatização também traz diversas consequências para a sociedade. Ao privatizar determinado serviço e entregar o controle e o lucro ao capital privado, o Estado perde parte de sua soberania e se torna incapaz de proteger a sociedade contra o aumento de taxas, juros, entre outros.

Além disso, os recursos brasileiros irão todos para o exterior, deixando o País ainda mais pobre, aumentando os índices de desigualdade social. Como a finalidade da empresa privada é o lucro, os valores dos serviços serão aumentados. Ainda sim, a empresa privada pode se negar a oferecer algum serviço em determinada localidade devido sua baixa viabilidade econômica, ou seja, muitas pessoas não terão mais acesso aos serviços prestados pelos Correios, que perderá a universalização do serviço postal.

Com informações do Sintect

Serviço
-Audiência Pública sobre a privatização
-Dia: quinta-feira, 1º de setembro, às 19h
-Local: Auditório Costa Lima, Assembleia Legislativa de Goiânia

-Contatos SINTECT-GO:
Eziraldo Vieira – Secretário Geral – 9688-8402 – 3280-4415
Wesley Furtado Martins – Secretário de Comunicação e Imprensa – 96888408