.

A Condsef começa a próxima semana cobrando do Ministério do Planejamento a instalação de grupos de trabalho (GTs) negociados em 2008 e que devem discutir reestruturação de carreira de diversas categorias. Segundo informações fornecidas pelo próprio Planejamento, o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, já está em Brasília. Ele deve iniciar, em breve, a agenda de reuniões com entidades sindicais. Além de cobrar abertura imediata de GTs, a entidade representativa dos servidores quer dar início a negociações de reajuste a benefícios concedidos, como o auxílio-alimentação do Executivo, o menor entre os Três Poderes. Na pauta de reivindicações também está negociar melhores condições nos planos de saúde que atendem servidores e suas famílias.

Assim como a Condsef, o Sintsep-GO quer urgência na discussão que envolve os planos atendidos pela Geap e Capsaúde. As entidades cobram uma reunião que aconteceria em dezembro, mas até agora não foi agendada.

Calendário de atividades
No dia 15 de janeiro, a Condsef reúne seu Conselho Deliberativo de Entidades onde discute o que será feito para pressionar o governo a não adiar incrementos salariais e garantir o cumprimento integral de todos os acordos firmados. Um calendário de atividades deve ser definido nesta reunião.

A Condsef organiza também uma plataforma de ação permanente contra o desmonte de órgãos públicos como Funasa, Incra, Ibama, Cultura. Esses já possuem projetos encaminhados pelo governo e que esvaziam os órgãos e enfraquecem o setor público.

Paridade – A defesa da paridade entre ativos e aposentados segue em 2009. “Segue inclusive, com a Marcha Nacional dos Aposentados, proposta pelo Sintsep-GO, programada para ocorrer no mês de março”, afirma Ademar Rodrigues, presidente da entidade que representa os servidores em Goiás. Além disso, os servidores devem buscar os parlamentares, no Congresso, para lutar contra projetos como o PLP 92, que pode permitir a criação de Fundações Estatais de Direito Privado. As entidades defendem também a aprovação de outros, como a Convenção 151, que regulamenta a negociação coletiva no setor público.

Fonte: Sinstsep/GO com Condsef