.

Servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e da Previdência, Saúde e Trabalho estão de olho no calendário neste início de ano. Os primeiros, cerca de 250 mil servidores, aguardam parcela de reajuste negociada em 2008 que, de acordo com calendário divulgado pelo Ministério do Planejamento , deverá ser paga agora em janeiro. Para os demais, da Saúde, Previdência e Trabalho, que somam mais de 180 mil servidores, o calendário registra próxima parcela de reajuste para fevereiro. As datas estão garantidas pela medida provisória (MP) 431, convertida na Lei 11.784/2008 . O Sintsep, junto com a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), está monitorando as datas para que sejam cumpridas pelo governo. Além do PGPE, recebem reajuste em janeiro servidores administrativos da Polícia Federal, Incra e Cultura.

No próximo dia 15, a Confederação reúne seu Conselho Deliberativo de Entidades, onde deve definir um calendário de atividades que serão seguidas pela categoria no início deste ano. O objetivo é organizar os servidores em defesa da bandeira de lutas aprovada durante Plenária Estatutária realizada no último mês de dezembro, em Porto Alegre.

Entre os itens que serão defendidos estão:

-Tabela única para o setor público;
-Diretrizes de plano de carreira;
-Plano de carreira para os que ainda não têm;
-Cumprimento integral dos acordos já firmados;
-Paridade entre ativos e aposentados.

As entidades que congregam os servidores também lutam pela aprovação da Convenção 151, que regulamenta negociação coletiva no setor público e defende a derrubada do PLP 92, que propõe a criação de Fundações Estatais de Direito Privado.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef