.

A Condsef participou, no �ltimo dia 16, de reuni�o no Minist�rio da Sa�de (MS) para tratar pauta espec�fica dos servidores da Secretaria de Sa�de Ind�gena (Sesai). Os servidores da rec�m criada secretaria realizaram um encontro nacional no dia anterior (15). Uma pauta de reivindica��es foi aprovada por representantes dos trabalhadores de 15 estados (AP, CE, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, RO, RR, RS e SC) e o DF. A categoria solicitou a cria��o de um grupo de trabalho (GT) para discutir estrutura da Sesai.

O MS concordou desde que as discuss�es sejam vinculadas � Mesa Nacional de Negocia��o da Sa�de. Na pr�xima reuni�o da mesa, agendada para julho, deve ser apresentado um cronograma para o GT da Sesai. O MS informou ainda que j� encaminhou ao Planejamento minuta de uma proposta de gratifica��o para o setor. A Condsef solicitou c�pia da proposta para submet�-la a uma avalia��o da categoria. Outra demanda urgente encontrou solu��o: o pagamento de di�rias atrasadas de janeiro a mar�o foi garantido.

O MS assegurou que as di�rias ser�o pagas. Explicou que como a Sesai recebeu or�amento a partir de mar�o, o pagamento do per�odo anterior a este era de responsabilidade da Funasa. Mas, ainda de acordo o MS, a funda��o teve dificuldades no processo. Al�m dos tr�s primeiros meses desse ano, o pagamento de di�rias de abril tamb�m est� pendente. Segundo o MS, o pagamento das di�rias ser� feito mediante lan�amento de dados em um sistema antes mesmo de o servidor viajar. Isso ainda n�o est� acontecendo em v�rios locais de trabalho sendo necess�rios ajustes.

A respeito da Gacen o MS informou que pagar� a gratifica��o a todos os servidores que estiverem cobertos pela legisla��o.

Den�ncias em Goi�s
Com apoio do Sintsep-GO, a Condsef protocolou tamb�m den�ncias feitas pelos servidores da Sesai de Goi�s. Muitos servidores est�o tendo fichas funcionais manipuladas por terceirizados de uma ONG que atua no Mato Grosso. Outras den�ncias sobre problemas envolvendo medicamentos controlados tamb�m foram reportadas ao MS. O minist�rio se comprometeu a verificar as den�ncias e dar posterior retorno �s entidades.