.

An�ncio de novos cortes no or�amento e preocupa��o com super�vit prim�rio mostram desencontro entre prioridades do governo e da popula��o

O governo, por meio do Minist�rio da Fazenda, anunciou essa semana que deve cortar outros R$ 13 bilh�es do or�amento deste ano, o que atingir� em grande parte o setor p�blico. Nos �ltimos anos j� foram concedidas desonera��es ao empresariado que retiraram mais de R$ 200 bi, que poderiam ser investidos nas �reas sociais. Adotando uma pol�tica econ�mica que prioriza o empresariado enquanto pune a maioria da popula��o, o governo da presidenta Dilma Rousseff d� sinais de que suas a��es pr�ticas continuam em desencontro com as prioridades da popula��o, exposta nas ruas em manifesta��es que concentraram milh�es de brasileiros. Dizendo claramente esperar mais investimentos em sa�de, educa��o, transportes, seguran�a e outros servi�os p�blicos essenciais que devem ser garantidos pelo Estado, a voz das ruas j� apontou os caminhos que quer ver priorizados no uso do dinheiro p�blico. Para combater as pol�ticas equivocadas do governo, refor�ar e dar eco ao que quer a popula��o, a Condsef se une a todas as centrais e entidades dos mais diversos segmentos da classe trabalhadora nas atividades que acontecem pelo Brasil nesta quinta, dia 11.

� preciso que o governo aceite que a l�gica que rege o mercado empresarial n�o pode ser trazida para o �mbito do Estado. A Condsef volta a refor�ar que antes do lucro, o governo deve visar o cumprimento do que prev� a Constitui��o. Todo cidad�o tem direito a educa��o, a sa�de, alimenta��o, trabalho, moradia, lazer, seguran�a, previd�ncia social, prote��o � maternidade e � inf�ncia e assist�ncia aos desamparados. Cabe ao Estado zelar por esses direitos e garantir que todos tenham acesso a eles. Mas na contram�o do que se espera e deve se exigir, as a��es do governo continuam sinalizando que o problema para n�o melhorar o atendimento p�blico, garantindo � popula��o servi�os de qualidade, n�o � de ordem econ�mica. H� uma pol�tica em curso que n�o est� em sintonia com o projeto de governo apresentado para a popula��o e que saiu vitorioso no �ltimo pleito eleitoral.

Press�o popular para o Brasil mudar
Adotar o super�vit prim�rio como prioridade, desonerar o empresariado e sacrificar a maioria da popula��o tornam imposs�vel a qualquer pa�s a tarefa de mudar seus rumos. A��es como a retirada sistem�tica de bilh�es das �reas sociais para beneficiar camadas j� privilegiadas da sociedade precisam e devem ser freadas. Por mais dif�ceis que essas batalhas possam parecer, a hist�ria dos trabalhadores mostra que somente com muita luta, mobiliza��o e press�o popular � poss�vel conseguir avan�os e transforma��es importantes para a sociedade. A Condsef continua acreditando nessa luta e apostando que com unidade � poss�vel conquistar dias melhores para todos os trabalhadores.

Fonte: Condsef