.

Segundo a Condsef, diversos servidores que cosultaram suas pr�vias de contracheque perceberam cortes de ponto promovidos pelo governo referentes ao m�s de agosto. Com assinatura de termos para reposi��o de dias parados j� conclu�das no Incra, Funai e prontas para serem firmadas na Funasa, Minist�rio da Sa�de, Cnem e outras categorias de sua base, a Condsef cobra do Minist�rio do Planejamento o cumprimento de sua parte no acordo que assegurava que n�o haveria desconto em sal�rios posteriores a julho. Para a entidade esta atitude truculenta do governo – e o fato de n�o cumprir com sua palavra no acordo referente � devolu��o de dias descontados mediante a reposi��o do trabalho por parte dos servidores – enfraquece os processos de negocia��o que j� n�o possuem regras estabelecidas. Este �, inclusive, um dos motivos que devem continuar motivando a mobiliza��o dos servidores unidos em torno do F�rum Nacional de Entidades.

Condsef e as demais entidades que comp�em o f�rum j� iniciaram debates para assegurar a continuidade da luta dos servidores federais. Entre as bandeiras est� a busca pela regulamenta��o definitiva da negocia��o coletiva. As entidades v�o promover um semin�rio para discutir o tema, bem como a regulamenta��o do direito de greve. O objetivo � tamb�m buscar apoio de parlamentares para levar � vota��o os projetos resultados de mais de tr�s anos de di�logo entre governo e servidores do �mbito federal, estadual e municipal. Todas as entidades concordam que a regulamenta��o da negocia��o coletiva, com regras estabelecidas e que assegurem formalmente o cumprimento de acordos por ambas as partes envolvidas, poderiam evitar no m�nimo 70% das greves necess�rias para buscar algum tipo de reivindica��o.

Acordos n�o engessam mobiliza��o
As entidades que representam a totalidade dos servidores tamb�m lembram que os acordos firmados – e que foram frutos deste processo de greve geral – n�o v�o engessar o movimento de mobiliza��o da categoria. Al�m de lutar pela regulamenta��o da negocia��o coletiva, todos os acordos asseguram a continuidade dos processos de negocia��o, o que leva a categoria a permanecer mobilizada em torno das demandas urgentes que ainda n�o foram atendidas. Al�m disso, as entidades tamb�m v�o ao Congresso Nacional buscar a supress�o de artigo que imp�e o dia 31 de agosto como data limite para envios de projetos com previs�o or�ament�ria para o ano seguinte.

O trabalho permanente do f�rum em defesa dos servidores e servi�os p�blicos � de fundamental import�ncia. N�o s� para assegurar que os acordos firmados este ano sejam cumpridos pelo governo, mas tamb�m para garantir que as reivindica��es urgentes ainda n�o atendidas aconte�am o quanto antes. Todos os servidores devem permanecer atentos, promover a mobiliza��o e unidade permanente nos locais de trabalho. Tudo com o objetivo de assegurar que a luta da categoria permane�a assegurando avan�os importantes nos processos de negocia��o com o governo e no atendimento das demandas mais urgentes do setor p�blico.

Fonte: Condsef