.

O Minist�rio do Planejamento tem adotado discursos contradit�rios quando o assunto � buscar solu��es para melhorar a situa��o do setor p�blico. Enquanto continua dizendo aos servidores que o momento � de austeridade e ainda n�o promoveu nenhum avan�o nos processos de negocia��o em curso, o minist�rio divulgou um relat�rio (veja aqui) no �ltimo dia 18, com previs�es otimistas que apontam economia crescente para o Brasil. Segundo o Planejamento, a economia brasileira voltou a recuperar o dinamismo e vem acelerando o crescimento.

Para a Condsef, mais do que nunca fica claro que o problema do governo em n�o atender a pauta de reivindica��es urgentes dos servidores n�o � financeiro e sim falta de vontade pol�tica. Frente a mais um sinal de que h� m� vontade na busca por solu��es de conflitos nos processos de negocia��o, servidores em todo o Brasil t�m demonstrado cada vez mais uma vontade de partir para uma paralisa��o de atividades por tempo indeterminado.

No calend�rio de mobiliza��o proposto pelas 31 entidades unidas em torno da Campanha Salarial 2012, dois dias nacionais de luta com paralisa��o j� foram realizados com grande ades�o em todo o Brasil. No pr�ximo dia 4 de junho a Condsef realiza uma plen�ria nacional onde estar� em pauta a necessidade de dar in�cio a uma greve por tempo indeterminado, caso o governo n�o apresente propostas concretas e n�o haja os avan�os esperados nos processos de negocia��o. A pauta de mobiliza��o tamb�m ser� votada em uma grande Plen�ria Conjunta dos federais que est� agendada para o dia 5 de junho. Tamb�m no dia 5, servidores promovem mais uma grande marcha na Esplanada dos Minist�rios.

Frente ao cen�rio otimista propagado pelo pr�prio governo, os servidores n�o entendem o motivo do discurso de austeridade imperar apenas no di�logo com a categoria. Por isso, o objetivo de todas as atividades de mobiliza��o tem sido chamar aten��o do governo para a necessidade de buscar avan�os urgentes nos processos de negocia��o. Desde o in�cio de abril, quando foram efetivamente retomadas as negocia��es com a categoria no Minist�rio do Planejamento, nenhuma proposta concreta foi apresentada aos servidores por parte do governo.

No pr�ximo dia 30, quarta-feira, representantes da Condsef e demais 30 entidades que fazem parte da Campanha Salarial 2012 t�m mais uma reuni�o no Minist�rio do Planejamento. A expectativa dos servidores continua sendo de que avan�os nas negocia��es sejam alcan�ados. Mas a mobiliza��o deve ser refor�ada. O movimento da categoria deve estar fortalecido e pronto para a deflagra��o de uma greve caso seja necess�rio.

Fonte: Condsef