.

A Condsef voltou a cobrar do Minist�rio do Planejamento retorno sobre a homologa��o dos termos para reposi��o de dias parados. Mais de dez termos aguardam assinatura do Planejamento para que a integralidade dos sal�rios retidos de mais de 12 mil trabalhadores seja finalmente devolvida. A coordenadora-geral de Negocia��o e Rela��es Sindicais, Edina Lima, informou ao secret�rio-geral da Condsef, Josemilton Costa, que a entidade deve ser chamada na pr�xima semana para homologar todos os termos. Questionada sobre a confec��o de folha suplementar para devolu��o imediata dos sal�rios retidos, Lima disse que isso ainda est� em estudo no Planejamento. A Condsef lembrou a import�ncia de que os sal�rios sejam devolvidos assim que os termos forem homologados, j� que os servidores, inclusive, est�o cumprindo sua parte do acordo e j� est�o repondo as tarefas represadas durante a greve leg�tima da categoria. Caso as cobran�as n�o surtam efeito, a Condsef estuda com suas entidades filiadas a realiza��o de uma atividade para pressionar o governo a buscar a solu��o imediata desta situa��o.

Para a Condsef, o governo n�o pode deixar os servidores � que j� est�o cumprindo sua parte e repondo tarefas represadas � sem seus sal�rios para honrar compromissos e alimentar suas fam�lias. A Condsef vai continuar insistindo junto ao Planejamento. Atitudes truculentas do governo – e o fato de n�o cumprir com sua palavra no acordo referente � devolu��o de dias descontados mediante a reposi��o do trabalho por parte dos servidores – enfraquecem os processos de negocia��o que j� n�o possuem regras estabelecidas. Este �, inclusive, um dos motivos que devem continuar motivando a mobiliza��o dos servidores unidos em torno do F�rum Nacional de Entidades.

Condsef e as demais entidades que comp�em o f�rum j� iniciaram debates para assegurar a continuidade da luta dos servidores federais. Entre as bandeiras est� a busca pela regulamenta��o definitiva da negocia��o coletiva. As entidades v�o promover um semin�rio para discutir o tema, bem como a regulamenta��o do direito de greve. O objetivo � tamb�m buscar apoio de parlamentares para levar � vota��o os projetos resultados de mais de tr�s anos de di�logo entre governo e servidores do �mbito federal, estadual e municipal.

Todas as entidades concordam que a regulamenta��o da negocia��o coletiva, com regras estabelecidas e que assegurem formalmente o cumprimento de acordos por ambas as partes envolvidas, poderiam evitar no m�nimo 70% das greves necess�rias para buscar algum tipo de reivindica��o.

A unidade e mobiliza��o da categoria continuam sendo fundamentais. Todos os servidores devem permanecer atentos, promover a mobiliza��o e unidade permanente nos locais de trabalho. Tudo com o objetivo de assegurar que a luta da categoria permane�a conquistando avan�os importantes nos processos de negocia��o com o governo e no atendimento das demandas mais urgentes do setor p�blico.

Fonte: Condsef