.

Na reta final de um dif�cil processo de negocia��es, continua a expectativa em torno da apresenta��o formal de uma proposta do governo que envolve a busca pela extens�o de tabela salarial criada pela Lei 12.277/10 aos servidores do PGPE, CPST e carreiras correlatas. Em reuni�o que come�ou �s 22h25 desta ter�a-feira, dia 16, o Minist�rio do Planejamento informou – sem falar em percentuais – que a proposta deve trazer incrementos na gratifica��o de desempenho dos servidores. A Condsef ponderou que seria importante o governo rever esta posi��o e assegurar que os valores sejam inseridos no Vencimento B�sico. Apesar de o Planejamento j� ter sinalizado certas diretrizes, uma proposta formal ainda n�o foi apresentada � categoria. Com prazos curtos para enviar projetos ao Congresso Nacional � a data limite � o dia 31 deste m�s � o governo ganha tempo e dificulta a vida dos servidores que ter�o pouqu�ssimas condi��es para analisar em que moldes reajustes ser�o assegurados para os setores eleitos, segundo o pr�prio Planejamento, como priorit�rios. O secret�rio de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, disse que a inclus�o de reajustes no VB ser� analisada e que a formaliza��o de proposta deve acontecer nesta quinta, 19.

A Condsef tem uma plen�ria nacional agendada para o dia 22, domingo. No dia 24 est� prevista uma grande marcha � Esplanada dos Minist�rios. O objetivo � reunir for�as para assegurar que a categoria tenha suas demandas mais urgentes atendidas. Al�m dos servidores do PGPE, CPST e correlatas que re�nem cerca de 420 mil servidores entre ativos, aposentados e pensionistas, outras categorias esperam tamb�m at� quinta a formaliza��o de propostas inseridas na lista de prioridades do governo. Entre esses setores est�o carreias como Inep, FNDE, Area Ambiental, Incra, Dnocs, celetistas do HFA, docentes do Ex-Territ�rio de Fernando de Noronha, Cultura, PECFAZ, administrativos da AGU e Pol�cia Rodovi�ria Federal, entre outros. Juntos esses setores somam cerca de 80 mil servidores entre ativos aposentados e pensionistas.

Ao todo, as demandas eleitas como priorit�rias pelo Planejamento e negociadas com a Condsef devem atingir cerca de 500 mil servidores. Os processos de negocia��o visam a reestrutura��o dessas carreiras em busca de melhores proventos para remunera��es defasadas e fortalecimento de carreiras importantes para assegurar atendimento p�blico a popula��o brasileira.

No limite
Os discursos sobre a crise e a necessidade de conter �gastos p�blicos� seguem dificultando os processos de negocia��o. Apesar de n�o dizer em momento algum que os servidores p�blicos ficar�o sem reajustes, o Planejamento tem feito quest�o de sinalizar que est� trabalhando no �seu limite� para a apresenta��o de uma proposta.

Os servidores da base da Condsef precisam estar preparados e atentos. A maioria ir� votar e decidir se vai aceitar ou n�o o que prop�e o governo. A Condsef vai defender aquilo que a maioria de sua base determinar como essencial para cada setor.

Fonte: Condsef