.

A 4� marcha em defesa dos servidores e servi�os p�blicos ganhou refor�o de trabalhadores do campo, estudantes e integrantes de movimentos populares. A atividade reuniu mais de 20 mil manifestantes que caminharam sob um sol forte desde o est�dio Nilson Nelson at� a Pra�a dos Tr�s Poderes. De diferentes areas e setores os participantes da marcha carregavam suas bandeiras espec�ficas de luta e juntos cobravam mais aten��o do governo � classe trabalhadora. Uma das entidades que ajudaram na organiza��o da marcha, a Condsef participou de reuni�o na Casa Civil com o secret�rio-geral da Presid�ncia da Rep�blica, ministro Gilberto Carvalho. No encontro, a entidade reclamou da falta de objetividade nas negocia��es com o governo e cobrou mais respeito nos processos de di�logo que definem o futuro da vida funcional de milhares de servidores p�blicos.

Centenas de integrantes do Sintsep-GO se integraram ao movimento. A dire��o da entidade permaneceu em Bras�lia desde a �ltima segunda-feira, dia 22, para acompanhar todo o calend�rio nacional de mobiliza��o e negocia��o.

Entre as pautas entregues ao ministro estava tamb�m a cobran�a pela derrubada do PLP 549/09 que prop�e limites em investimentos p�blicos pelos pr�ximos dez anos. Gilberto Carvalho disse que o governo n�o � favor�vel ao corte de investimentos no setor p�blico e que vai conversar com a presidenta Dilma e a ministra Miriam Belchior sobre as quest�es apresentadas.

A Condsef ponderou com o ministro a import�ncia de se assegurar um desfecho para o processo de negocia��es em curso que teve in�cio ainda no governo Lula. A morosidade do governo a apresentar algo que atenda de forma urgente as demandas dos servidores est� levando diversas categorias a optar por paralisa��es por tempo indeterminado. Servidores da educa��o est�o em greve h� quase 80 dias. No in�cio desta semana, ap�s um encontro nacional do setor, servidores do Minist�rio da Cultura, da base da Condsef tamb�m decidiram refor�ar este movimento.

Cerca de 500 mil servidores da base da Confedera��o seguem na expectativa da apresenta��o de uma resposta do Minist�rio do Planejamento para a contraproposta aprovada em plen�ria nacional realizada nesta segunda. O Planejamento prometeu responder � categoria nesta quinta-feira, 25.

Trabalhadores unidos
Outras pautas apresentadas � Casa Civil cobram mais investimento na agricultura familiar, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) revertidos em educa��o para a popula��o, pol�tica eficiente em reforma agr�ria e aten��o do governo �s necessidades dos trabalhadores brasileiros.

A Condsef parabeniza todos os participantes da atividade desta quarta que coloriu a Esplanada dos Minist�rios com a for�a dos trabalhadores. �S�o momentos como estes que mostram que a unidade tem o poder de mover a categoria em dire��o a conquistas importantes; em busca de justi�a social para este pa�s�, disse Josemilton Costa, secret�rio-geral da Condsef.

Fonte: Condsef