.

A Condsef e seus sindicatos filiados da regi�o Amaz�nica, acompanhados da deputada federal Perp�tua Almeida e do senador Petec�o, ambos do Acre, foram recebidos no dia 28 de junho pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Ros�rio. O encontro abordou a situa��o de trabalhadores da Funasa que desenvolveram graves problemas de sa�de no manuseio de inseticidas usados no combate a endemias. S� no estado do Par� mais de 90 trabalhadores faleceram em decorr�ncia do problema. No Acre j� s�o 59 as v�timas. A exposi��o a esses produtos se deu principalmente entre as d�cadas de 70 e 90. Ao longo de mais de 18 anos o uso de inseticidas aconteceu de forma inadequada, sem equipamentos de prote��o e sem informa��o dos riscos para os trabalhadores. Muitos, inclusive, dormiam e se alimentavam no mesmo lugar onde eram armazenados produtos t�xicos. Al�m de relatar fatos os trabalhadores apresentaram documentos sintetizando den�ncias. Diante da exposi��o, a ministra reconheceu que esta � uma situa��o humanit�ria e, independente de comprova��es cientificas, as den�ncias apresentadas ensejam viola��o aos direitos humanos.

A ministra assumiu uma s�rie de compromissos para tentar auxiliar os trabalhadores a encontrar solu��o para esses problemas que t�m afetado centenas de fam�lias. Maria do Ros�rio se comprometeu a participar de uma audi�ncia com o Minist�rio da Sa�de prevista para tratar o assunto. Sua assessoria vai acompanhar projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que tratam de pens�o vital�cia e indeniza��o para os intoxicados e suas fam�lias, inclusive aqueles j� falecidos. Seu minist�rio vai ainda reunir toda documenta��o j� protocolada junto ao governo sobre o tema, assumindo assim o problema como uma quest�o humanit�ria.

Maria do Ros�rio informou ainda que pretende promover articula��o entre minist�rios para discutir esse assunto. A ministra assegurou que manter� as entidades sindicais informadas sobre as posi��es do governo e propostas para solucionar problemas ligados aos intoxicados. As entidades refor�aram que � importante assegurar provid�ncias urgentes para resolver esse problema grave que tem matado muitos trabalhadores sem a devida assist�ncia a sa�de.

Confira aqui a Audi�ncia P�blica realizada pelo Sintsep-GO que discutiu a tem�tica dos servidores intoxicados no Estado de Goi�s.