.

Nova Direção Executiva foi eleita durante o 14º Congresso Estadual da Central, realizado no último fim de semana, dias 26 e 27 em Goiânia

O cirurgião-dentista especializado em Saúde Pública Mauro Rubem de Menezes Jonas, que já foi vereador por Goiânia (GO) e deputado estadual por três mandatos pelo PT, agora é o novo presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO). Mauro foi eleito para o cargo no 14º Congresso Estadual da CUT-GO (CECUT), realizado no último final de semana (26 e 27 de junho) na Câmara Municipal de Goiânia e substitui a atual presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima.

Mauro destacou a forma como a CUT tem se conduzido na defesa da classe trabalhadora, inclusive no que toca aos direitos que vêm sendo ameçados pelo governo federal (caso das Medidas Provisórias 664 e 665) e pelo Congresso Nacional (projeto de lei da terceirização sem limites) e salientou que a Central tem “a prática como critério da verdade”.

O CECUT contou com a participação de delegados eleitos pelos sindicatos da base CUTista e por observadores da CUT Nacional, como Antônio Lisboa, Shakespeare Martins e Eduardo Guterra. Lisboa, inclusive, junto com o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Valdir Misnerovicz, foi responsável pela análise de conjuntura.

Conjuntura
Valdir pontuou a importância da unidade nas diversas formas de luta, tanto entre as que estão surgindo agora como as históricas. “Sem a luta não conseguiremos reequilibrar e virar esse jogo”, disse, acrescentando que é preciso juntas as categorias do campo e da cidade para estabelecer um limite para a ação do capital. “Nem um direito a menos. Vamos avançar nas conquistas!”, conclamou.

Lisboa, que é secretário de Relações Internacionais da CUT e representante dos trabalhadores na Organização Internacional do Trabalho (OIT), chamou atenção para o crescimento do fascismo, um fenômeno mundial que ameaça os direitos conquistados pela classe trabalhadora. “Hoje na Espanha 26% dos trabalhadores estão desempregados, quadro que se repete em muitos outros países. Lá as centrais sindicais estão criando banco de alimentos para distribuir entre essas famílias”, observou.

Comunicação
Vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas, Maria José Braga, a Zequinha, esteve no 14º CECUT para falar sobre a democratização da mídia. Ela lembrou que, ao contrário de outras áreas, o Brasil não avançou neste setor. “Basta ver como o trabalhador é tratados nos meios de comunicação tradicional: quando uma categoria entra em greve é colocada no papel de vilã para os demais trabalhadores. É preciso que os veículos sejam plurais”, observou.

Zequinha ponderou que ao criamos nosso próprios veículos de comunicação, a exemplo da TVT, contribuimos com a democratização, mas que tais ações não s;ão suficientes. “Continuaremos sem voz enquanto não ocorrer a regulamentação da mídia. Embora os meios de comunicação afirmem que esta vai desaguar na censura, é justamente o contrário. O Brasil precisa controlçar a propriedade da mídia, por meios legais e democráticos, para impedir o oligopólio que existe hoje”.

Confira a nova Direção Executiva da CUT-GO:
Presidente: Mauro Rubem (Sindsaúde)
Vice presidente: Iêda Leal (Sintego)
Secretaria Geral: Terezinha de Jesus Aguiar, a Teca (Sintfesp)
Secretaria de Administração e Finanças: Omar Roni Silva (Sintego)
Secretaria de Comunicação: Elizeu Pereira da Silva (Sintect)
Secretaria de Formação: Maria Cristina Rodrigues Evangelista (Sintego)
Secretaria de Organização e Política Sindical: Alair Luiz dos Santos (Fetaeg)
Secretaria da Mulher Trabalhadora: Marlene Raimunda de Oliveira (Sintego)
Secretaria das Relações de Trabalho: Carlos Roberto dos Passos (Sinaae)
Secretaria de Políticas Sociais: Welison Araújo (Sintsep)
Secretaria da Juventude: Eliane Rosa (Fetaeg)
Secretaria da Igualdade Racial: Roseane Ramos (Sintego)
Secretaria de Meio Ambiente: Antônio Pereira Chagas, o Tonho (Fetraf)
Secretaria da Saúde do Trabalhador: Dulce Oliveira Costa (Sintsep)

Fonte: CUT-GO