.

A Condsef e uma comiss�o de servidores do Dnit estiveram na manh� desta segunda-feira reunidos com representante da Secretaria de Rela��es do Trabalho (SRT) do Minist�rio do Planejamento numa tentativa de destravar os impasses nas negocia��es que mant�m a categoria em greve em todo o Brasil. No entanto, evocando o momento econ�mico e pol�tico pelo qual o Brasil passa, a SRT pediu sensibilidade aos servidores e disse que n�o est� autorizada a avan�ar na apresenta��o de uma proposta que dialogue com as demandas mais urgentes da categoria. Ontem (22), o Planejamento anunciou um novo corte no or�amento da ordem de R$ 10 bilh�es. S� neste 1� semestre R$ 38 bi j� foram alvo de contingenciamento e deixam de ser investidos em melhorias importantes apontadas pelo setor p�blico para melhorar o atendimento � popula��o. Sem os avan�os esperados, a Condsef e a comiss�o dos servidores informaram que n�o estavam autorizados a discutir uma proposta j� rejeitada anteriormente pela categoria.

Os servidores do Dnit acrescentaram que a categoria n�o tem como meta receber tratamento diferenciado por parte do governo. O que os servidores esperam � o mesmo reconhecimento dado a setores com fun��es, atribui��es e miss�es institucionais semelhantes as confiadas ao Dnit. Nesse sentindo, a categoria acredita que o que o governo prop�e est� distante das necessidades apresentadas pelo �rg�o e os servidores devem, portanto, continuar trabalhando em busca do atendimento de suas reivindica��es mais urgentes.

A respeito de uma proposta que o Dnit teria apresentado de forma extraoficial � categoria, o Planejamento informou que apenas a SRT tem atribui��es de apresentar oficialmente qualquer proposta. Portanto, tudo que fugir do crivo da SRT n�o deve ser considerado pela categoria como determina��o do governo. Sem os avan�os esperados e sem propostas oficiais que dialoguem com suas demandas, os servidores do Dnit devem manter a greve que continua firme em todo o Brasil. Atendendo uma determina��o judicial, a categoria segue mantendo a execu��o de 50% dos servi�os essenciais e trabalha em esquema de rod�zio.

Dia Nacional de Lutas
Para refor�ar a mobiliza��o em torno de sua pauta de reivindica��es, os servidores do Dnit realizam nesta ter�a-feira, dia 23, um Dia Nacional de Lutas em todo o Brasil. Em Bras�lia, haver� passeata a partir das 9 horas que sair� da frente da sede do Dnit na capital federal. Os servidores seguir�o em marcha at� o Minist�rio dos Transportes onde v�o cobrar uma posi��o do ministro C�sar Augusto Borges sobre as necessidades apresentadas pelos servidores do Dnit. N�o est� descartada tamb�m uma atividade de mobiliza��o e press�o junto � Casa Civil.

Fonte: Condsef