.

Foi instalado nesta quarta-feira, 27, o grupo de trabalho (GT) dos servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes). Para definir a agenda de reuniões do GT, a Condsef esteve no Ministério do Planejamento. Os trabalhos, que vão começar no dia 2 de junho, têm como objetivo construir, até o dia 13 de julho, uma proposta de reestruturação da carreira do setor. A agenda de reuniões prevê debates sobre a situação global do Dnit e deve criar elementos para compor uma proposta que será discutida posteriormente em mesa de negociação. Paralela ao GT, a Condsef cobra a reestruturação na tabela remuneratória do Dnit para 2010. Esse debate foi acordado com o Planejamento já que a proposta de bônus criada para a categoria e encaminhada ao Congresso Nacional é apenas um paliativo enquanto uma reestruturação capaz de solucionar os problemas estruturais do Dnit não é implantada.

Na primeira reunião do GT, além de discutir a situação geral do Dnit e levantar um diagnóstico sobre o quadro funcional do órgão, a Condsef vai cobrar agenda de reuniões para negociar a tabela salarial. A entidade cobra ainda o debate pendente sobre a devolução de dias descontados de servidores que participaram de greve do Dnit no ano passado. O Planejamento assegurou que o tema será discutido durante o período em que o GT acontece.

Cronograma deve ser respeitado
Foi agendada para o dia 17 de junho a segunda reunião do grupo. Na ocasião serão levantados todos os cenários que envolvem a situação funcional dos servidores. Nessa etapa devem ser esclarecidas as deficiências e necessidades do órgão. Nos dias 1º e 13 de julho, o GT deve equacionar todas as situações levantadas para então fechar o relatório. A Condsef espera e vai cobrar do governo que o cronograma definido seja respeitado pelo Planejamento sem atrasos ou cancelamentos.

O trabalho técnico do GT será conduzido por gestores do Dnit, Planejamento e membros titulares indicados pelos trabalhadores para compor o grupo. A Condsef vai convocar os escolhidos e solicitar à suas filiadas viabilizar a presença desses servidores nos debates.

A instalação deste GT é um passo importante em direção à necessária reestruturação da carreira do Dnit. Aos trabalhadores que compõem o GT caberá levantar todas as informações e dados técnicos capazes de auxiliar nesse processo. Durante esse período, toda a categoria deve manter a unidade e trabalhar a mobilização permanente do setor. O trabalho de pressão também será fundamental para que os prazos do GT sejam respeitados e a reestruturação da carreira aconteça de forma objetiva e eficiente e a categoria tenha aprovada uma tabela remuneratória condizente com as diversas atribuições do Dnit.

Confira como ficou a agenda do GT Dnit

2 de junho – Discutir situação global do Dnit
17 de junho – Levantamento de cenários e situação funcional dos servidores
1o de julho – Equacionar situações levantadas
13 de julho – Equacionar situações levantadas e apresentar relatório final do GT

Fonte: Sintsep-GO com Condsef