.

Ministério do Planejamento sinaliza percentual de 10,8% para servidores num prazo de dois anos. Sintsep-GO reforça manutenção de atividades já programadas com os servidores

A pressão que servidores federais vem exercendo junto ao governo nas ultimas semanas finalmente conseguiu destravar um impasse que vinha se arrastando no processo de negociações. O Ministerio do Planejamento convocou uma reunião com a Condsef no final da tarde de quinta-feira, dia 3, e informou ser possível negociar um percentual de 10,8% em um prazo de 2 anos (5,5% em 2016 e 5,3% em 2017). Além de reduzir pela metade o prazo que travava um debate com a categoria, o governo mantem proposta de reajuste nos beneficios (auxilio-alimentacão, creche e plano de saúde) repondo percentual do período em que permaneceram congelados.

Fica mantida tambem proposta que altera regras da contagem de pontos das gratificações para fins de aposentadoria que tiveram prazo para incorporação da nova realidade melhorado em relação a proposta anterior (início em 2017 até 2019, sendo 1/3 em cada ano). Sobre as demandas especificas dos setores da base da Condsef, o Planejamento sinalizou uma reunião para a próxima terça, dia 8. A Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) formalizou a nova proposta na tarde desta sexta-feira, dia 4.

A apresentação da nova proposta por parte do governo (ao final do informativo), não modifica as atividades pré-estabelecidas de mobilização dos servidores, tanto em nível nacional, quanto em Goiás, organizadas pela Condsef e pelo Sinstep-GO.

No dia 8 de setembro, às 14h30, o Sintsep-GO realiza Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a proposta do governo e levar o posicionamento da categoria à Plenária Nacional da Condsef, em Brasília, no dia 10 de setembro. “Até lá, esperamos que o governo revele detalhes da proposta sobre como será aplicado o índice, a situação dos servidores que já se aposentaram antes de 2004 em relação à nova metodologia de incorporação da gratificação e as tabelas salariais”, explica o tesoureiro do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.

“Nesta quinta-feira, dia 3, o Sintsep-GO participamos de atividade de mobilização junto com o SintIFESgo, na Praça Cívica, chamando a atenção do governo para a melhora dos parâmetros de negociação. Desde o início do ano foram dezenas de mobilizações, atos, reuniões, assembleias e plenárias. Aquilo que iremos conseguir é fruto do esforço de milhares de companheiros e companheiras, de todo o país, que foram para as ruas e acreditaram. E, entre esses companheiros, está a base do Sintsep-GO”, pontua o tesoureiro.

Calendário de Atividades
:: 08/09/2015 (terça-feira) às 14h30 – Assembleia Geral Extraordinária do Sintsep-GO , na sede da coordenação da Funasa-GO (Rua 82, 179, St. Sul);
:: 09/09/2015 (quarta-feira) – Marcha em Brasília, na Esplanada dos Ministérios;
:: 10/09/2015 (quinta-feira) – Plenária Nacional da Condsef (delegados e observadores do Sintsep-GO vão para o ato do dia 09 e já ficam para a Plenária da Condsef);
:: 11/09/2015 (sexta-feira) às 8h30 – Plenária Sindical de Base, na Assembleia Legislativa de Goiás.

Conheça a proposta apresentada pelo governo:
Em resposta ao ofício supra citado, alternativamente ao reajuste em 04 (quatro) anos, apresentamos a seguinte proposta:

:: Período de vigência do acordo: 2 (dois) anos – 2016 e 2017;
:: Reestruturação das tabelas considerando uma expansão de 10,8%, sendo: 5,5% em 2016 e 5,3% em 2017.

Em relação à incorporação da média da Gratificação de Desempenho (GD) aos proventos de aposentadoria, a mesma será feita em três parcelas iguais nos anos de 2017, 2018, sendo integralizada em 2019. No mais, reiteramos a proposta apresentada através do Ofício SEI nº 4751/2015-MP, em 26/08/2015.