.

Nesta segunda-feira, dia 29, o Minist�rio do Planejamento informou � Condsef que foram canceladas as reuni�es que ocorreriam hoje (30). As reuni�es tratariam da negocia��o que busca equaliza��o de tabelas salariais a partir da criada pela Lei 12.277/10 e tamb�m demandas pendentes dos servidores do Datasus. A Secretaria de Rela��es do Trabalho (SRT) tamb�m n�o informou a agenda de reuni�es que faltavam ser agendadas como havia se comprometido a fazer at� a �ltima sexta, dia 26.

Assim, seguem sem confirma��o de agenda os servidores do FNDE, Inep, INPI, Inmetro, Instituto Evandro Chagas, Dnocs e conselheiros dos Conselhos Federais. O cancelamento de mais reuni�es e sil�ncio no agendamento de novos encontros para dar continuidade a processos de negocia��o pendentes preocupa muita os servidores. A postura do governo mostra que a categoria deve refor�ar a mobiliza��o e unidade em torno de suas pautas de reivindica��o.

A mesma situa��o foi vivida recentemente por servidores administrativos da AGU que tiveram uma reuni�o cancelada no in�cio deste m�s. Para a Condsef a t�tica de �empurrar com a barriga� o processo de negocia��o soa como tentativa de enrolar e enganar a categoria. Os frequentes cancelamentos de reuni�es podem ser encarados como subterf�gios para manter os servidores no aguardo de novidades que nunca chegam. A entidade, como sempre fez, segue apostando no esgotamento dos processos de negocia��o. Mas diante de situa��es de recuo como as que est�o claramente ocorrendo, fica dif�cil acreditar que o horizonte das negocia��es tragam avan�os sem que os servidores – como historicamente acontece – se mobilizem.

A postura que o Planejamento tem adotado, cancelando reuni�es sem motivos plaus�veis, n�o coaduna com o processo de negocia��es que est� pautado inclusive em termos de acordo firmados no processo de negocia��o ocorrido em 2012. Tal comportamento compromete frontalmente o processo de negocia��es com os servidores. Quando o pr�prio governo define um cronograma e termina n�o o cumprindo, � natural que todos os servidores criem fortes resist�ncias em acreditar que o processo de negocia��es gere os avan�os necess�rios.

Condsef e entidades v�o continuar mobilizando os setores de sua base, sem abrir m�o de colocar na ordem do dia o que foi conquistado com as mobiliza��es do ano passado. � preciso mobilizar a categoria para que o governo n�o consiga impor a sistem�tica que quer dar ao processo de negocia��o. Todo o poss�vel deve ser feito para que os processos de negocia��o frutifiquem em projetos concretos que possam ser aprovados no Congresso Nacional sem a necessidade da corrida por emendas. Corrida que acontece muitas vezes por este procedimento que se tornou habitual no governo de ganhar tempo – seja cancelando reuni�es ou recuando em processos de negocia��o j� avan�ados. Para driblar essas v�rias armadilhas e obst�culos impostos aos servidores, unidade e mobiliza��o continuam sendo nossos maiores aliados.

Fonte: Condsef