Em todo o país, maioria aceitou proposta do TST de antecipar julgamento do dissídio. Na reunião que abre negociação para o ACT 2020/2021 a Condsef/Fenadsef levará ressalva da categoria que pede garantia das cláusulas sociais até fechamento de futuro acordo

Direção do Sintsep-GO coordena assembleia dos trabalhadores da Ebserh em Goiânia.

Com assembleias locadas nos locais de trabalho pelo Brasil, a maioria dos empregados da Ebserh disse sim à proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que em reunião bilateral na terça-feira, 18/2, apresentou a possibilidade de um acordo para fins de julgamento antecipado do dissídio coletivo da categoria. Em Goiânia, a proposta foi aprovada por unanimidade, com a ressalva de manter os benefícios – como já foi aprovado em outras assembleias nos estados.

“Além disso, elegemos novos delegados de base, sendo um titular e um suplente, além de uma delegada para participar do encontro das empresas públicas no próximo dia 14/2, em Brasília. É sangue novo na luta”, destacou o vice-presidente do Sintsep-GO, Gilberto Jorge.

Trabalhadores votam pelo sim, ou seja, antecipar julgamento do dissídio, mantendo as cláusulas sociais.

Com isso, o ACT 2019/2020 deve ser homologado, em breve. Dentro da proposta para antecipação do julgamento do dissídio, está a aplicação de índice de 3,9% (INPC total de 3.94%) sobre o salário base e benefícios, exceto o auxílio-alimentação e creche/pré-escolar, que possuem proibição na Lei Orçamentária. Quanto aos retroativos, a Ebserh assumiu compromisso de pagar a categoria no prazo de até 65 dias a partir da homologação da decisão.

Em todas as assembleias, os empregados apontaram a ressalva de que as cláusulas sociais sejam asseguradas até fechamento de futuro acordo. A Condsef/Fenadsef deve levar a ressalva já na próxima reunião agendada com a empresa e que vai marcar o início das negociações do ACT 2020/2021. A reunião está marcada para o próximo dia 27/1 e a Condsef/Fenadsef já enviou convocatória aos membros titulares da Comissão Nacional de Negociação do ACT para que venham a Brasília.

“A unidade dos empregados da Ebserh continuará sendo fundamental no desfecho do ACT 2019/2020 e que segue já com a abertura das discussões do ACT 2020/2021. Isso deixa claro a importância dos sindicatos como instrumento de organização dos trabalhadores. É graças a essa organização que nós estamos conseguindo manter direitos e benefícios já conquistados e garantir, pelo menos, a reposição inflacionária para os empregados públicos da Ebserh e de outras empresas governamentais”, avaliou Gilberto.

Sintsep-GO com informações da Condsef/Fenadsef