.

Representantes de Goiás e mais sete estados (DF, PE, RR, PA, MS, SC e RO) participaram do Encontro Extraordinário dos Servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio) que ocorreu no último dia 26, sábado, na sede da Condsef. Desde que o Ministério do Planejamento recebeu a entidade no dia 17 de abril, os servidores aguardam novidades sobre o processo de negociação que trata da aprovação do Plano de Cargos e Carreira Indigenista (PCCIn). No último dia 22, a Condsef esteve com o presidente da Funai, Márcio Meira, que declarou seu apoio ao plano. Para ampliar a pressão e fortalecer o movimento, os servidores preparam uma vigília para esta quarta-feira, dia 30, quando, a Condsef será recebida novamente para tratar da pauta dos servidores da Funai. Como a categoria está mobilizada em torno da aprovação do PCCIn, a Condsef aposta que uma manifestação pode colaborar para o avanço das negociações.

No dia 30, a entidade quer definir com o Governo uma agenda de trabalho para conclusão das negociações. A intenção é definir a proposta do PCCIn em um espaço de até 30 dias. A Condsef quer que o Planejamento garanta ainda um debate sobre o fortalecimento da Funai abrindo espaço para participação efetiva dos povos indígenas nestas discussões.

As entidades filiadas à Condsef devem realizar assembléias ao longo de maio. O objetivo é intensificar o processo de mobilização incluindo trabalhos de conscientização junto a parlamentares para ampliar o apoio no Congresso Nacional em defesa das questões indígenas.

A categoria quer garantir ainda a inclusão de representantes diretos dos servidores da Funai no Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). Os servidores acreditam que é preciso garantir essa representação já que a categoria tem interesse direto nos temas relacionados à gestão da política ligada ao setor. Estão previstas também ações em defesa da Funai junto ao Palácio do Planalto, Ministério da Justiça, Casa Civil, incluindo entidades ligadas à sociedade civil organizada. A Condsef deve contar com o apoio da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em todo esse processo.

Respaldo internacional – A Condsef defende a valorização da Funai que é a única instituição de respaldo internacional que historicamente vem mantendo a luta em defesa dos povos indígenas. Apesar dos pouco servidores e com orçamento cada vez mais reduzido a Funai é responsável por manter 13% do território nacional e 25% da Amazônia Legal como áreas intactas.

Os servidores são os responsáveis por garantir a preservação da biodiversidade, a qualidade das águas, além de proteger a cultura dos povos indígenas. Durante o encontro foram discutidas também estratégias para rever as relações e convivência da Funai com ONG´s.

A Condsef espera que a partir do movimento dos servidores, que vai se intensificar com a vigília do dia 30, cresça a conscientização da importância da Funai em defesa das terras e de todo o patrimônio dos povos indígenas.

Fonte: Condsef