.

Reuniões, convocatórias, negociações sobre reposição de dias parados e outras atividades marcam essa semana de trabalho

A semana tem sido marcada por muitas atividades. Entre reuniões, convocatórias e outras ações diversas, a Condsef segue buscando solução para pendências de setores de sua base e se organizando para garantir avanços nas diversas frentes de reivindicações urgentes dos servidores federais. Na quarta-feira, dia 11, foi encaminhada convocatória a todas as entidades filiadas agendando um trabalho de força tarefa no Congresso Nacional que acontece entre os dias 23 e 25 deste mês. A entidade vai buscar apoio dos parlamentares em projetos que interessam servidores. Em destaque está a tentativa de derrubar proposta que põe fim ao abono de permanência. A Confederação participou ainda de reuniões para tratar temas ligados a servidores administrativos da AGU, da Saúde e trabalhadores da Valec.

Na reunião que tratou do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Valec, a empresa apresentou proposta aos trabalhadores de 5% de reajuste. A Valec oferece ainda 10% de reposição nos benefícios e a criação de um auxílio-funeral. A categoria já rejeitou a proposta uma vez que o índice inflacionário deste ano já ultrapassa os 9%. Outra reunião com a direção da empresa acontece no próximo dia 19.

AGU
Já em outra reunião essa semana, a Condsef foi até a AGU onde buscou pautar declarações de que os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa e da AGU, Luis Inácio Adams, estariam autorizados a criar um pacote de ações para carreiras jurídicas do Executivo, incluindo um plano de carreira para os administrativos da AGU. De acordo com representantes do governo ouvidos pela Confederação, não há ainda nenhuma ação efetiva em direção à consolidação de uma carreira específica para os administrativos da AGU. A Condsef espera que os debates envolvendo essa demanda sejam feitos com a presença de representantes da categoria que já acumulam debate amplo sobre a questão. Os servidores diretamente interessados devem saber como se dará a consolidação dessa reivindicação que é histórica.

Marcha de Mulheres Negras
A Condsef também está convocando suas filiadas a participar da primeira Marcha Nacional de Mulheres Negras que vai acontecer em Brasília na próxima quarta-feira, dia 18. O ato será contra o racismo, a violência e pelo bem viver.

Termos para reposição de dias parados
A Condsef também participou de reunião da mesa permanente da Saúde que, entre outras questões discutiu as formas como devem se dar as reposições de dias não trabalhados em razão de paralisações legítimas ocorridas este ano. O Ministério da Saúde deve direcionar gestores autorizando que os servidores trabalhem liberando aquelas demandas que ficaram represadas.

Ainda sobre termo de reposição, a Condsef encaminhou ofício solicitando audiência com o secretário especial do Ministério do Trabalho e Previdência exigindo cumprimento do acordo feito no Planejamento sobre a reposição de dias parados em função de paralisações pelo cumprimento de demandas represadas. A Condsef também continua cobrando no Planejamento termos que assegurem a reposição desses dias e devolução de valores eventualmente descontados de salários.

A Confederação também segue cobrando agenda definitiva para concluir pendências do processo de negociações desse ano. Aguardam reunião no Planejamento para debater sobre termo de acordo servidores do Inmetro, INPI e Agências Reguladoras. Na próxima terça, 17, deve ser assinado termo que assegura acordo dos servidores da Área Ambiental. Servidores do Dnit devem definir se aceitam ou não firmar acordo com o governo. Seguem ainda esperando oportunidade para discutir sua pauta específica servidores do Incra e da Cultura. Essas duas últimas categorias já haviam definido pela rejeição de proposta apresentada pelo governo.

Fonte: Condsef