.

Representantes das 31 entidades nacionais que comp�em o F�rum Nacional em defesa dos servidores e servi�os p�blicos se reuniram na ter�a-feira, dia 11, na sede da Condsef em Bras�lia. Os integrantes do f�rum fizeram um balan�o do movimento de greve e dos processos de negocia��o que levaram a maior parte das categorias a aprovar propostas que prev�em reajustes a partir de janeiro de 2013.

Para as entidades a unidade dos trabalhadores e o processo de paralisa��o foram fundamentais para quebrar a intransig�ncia do governo Dilma que vinha rejeitando a possibilidade de apresentar propostas aos servidores. Para o f�rum essa unidade precisa ser fortalecida. As entidades come�am a atuar imediatamente. Um trabalho ser� feito no Congresso Nacional em busca de apoio de parlamentares para garantir a supress�o do artigo 76 da Lei de Diretrizes Or�ament�rias que imp�e o dia 31 de agosto como prazo m�ximo para envio de projetos com previs�o or�ament�ria para o ano seguinte.

Al�m disso, as entidades v�o organizar um semin�rio para aprofundar o debate sobre negocia��o coletiva e direito de greve. O objetivo � tamb�m buscar apoio de parlamentares para levar � vota��o os projetos resultados de mais de tr�s anos de di�logo entre governo e servidores do �mbito federal, estadual e municipal. O trabalho permanente do f�rum em defesa dos servidores e servi�os p�blicos � de fundamental import�ncia. N�o s� para assegurar que os acordos firmados este ano sejam cumpridos pelo governo, mas tamb�m para garantir que as reivindica��es urgentes ainda n�o atendidas aconte�am o quanto antes.

Todos os servidores devem permanecer atentos. Promover a mobiliza��o e a unidade permanente nos locais de trabalho � fundamental. Tudo com o objetivo de assegurar que a luta da categoria assegure avan�os importantes nos processos de negocia��o com o governo e no atendimento das demandas mais urgentes do setor p�blico.

Fonte: Condsef