.

Entidades que comp�em o f�rum em defesa dos servidores e servi�os p�blicos se reuniram em Porto Alegre no domingo, dia 27, onde acumularam conte�do para o debate sobre negocia��o coletiva, direito de greve e acordo coletivo especial. H� itens onde as entidades j� alcan�aram consenso. Todas s�o a favor da regulamenta��o da negocia��o coletiva, defendem o direito irrestrito de greve dos servidores e s�o contra o acordo coletivo especial de trabalho. As centrais presentes ao encontro – CUT, CTB e CSP-Conlutas – pontuaram a import�ncia de se lutar para que o acordo coletivo especial, que permite a flexibiliza��o direitos dos trabalhadores, seja cortado pela raiz.

O diretor da CUT e da Condsef, Pedro Armengol, lembrou que n�o se pode permitir em nenhuma hip�tese que direitos conquistados sejam amea�ados, como este acordo promete fazer tornando um processo de negocia��es mais importante do que a pr�pria legisla��o vigente. Para a Condsef e todas as entidades que representam o conjunto dos servidores das tr�s esferas � inadmiss�vel que o negociado sobreponha o legislado. Esta ser� uma bandeira de luta recorrente da categoria ao longo de 2013.

Tamb�m seguem como bandeiras centrais de luta a defesa pela regulamenta��o da negocia��o coletiva e pelo direito irrestrito de greve. H� alguns itens dentro desses temas em que as entidades ainda n�o conseguiram construir um consenso. Justamente por isso, o ac�mulo de debate sobre os assuntos se faz t�o importante e uma oficina nos dias 20 e 21 de fevereiro vai ser� promovida em Bras�lia. O debate contar� com a presen�a de representantes de servidores p�blicos do Executivo, Legislativo e Judici�rio de todo o Brasil. Quatro entidades est�o respons�veis pela organiza��o dessa oficina: Condsef, Andes, CTB e CSP-Conlutas.

Fonte: Condsef