.

Reajuste da categoria irá para dissídio e deve ser julgado até março do ano quem vem

Empregados da Ebserh de mais de 20 unidades em 14 estados participaram de assembleias das entidades filiadas à Condsef/Fenadsef e aprovaram por maioria absoluta a proposta mediada e apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 da categoria. Apenas duas entidades, uma no Ceará e outra na Bahia, disseram não ao acordo, mas acatam a decisão da maioria que optou por aceitar a proposta. Pelo acordo, o reajuste dos empregados da Ebserh irá a dissídio e deve ser julgado até março do ano que vem. A assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef vai encaminhar ainda hoje ao TST o resultado das assembleias solicitando uma reunião na próxima semana para formalizar o acordo.

As cláusulas sociais estão garantidas com exceção do abono de dois dias que deve continuar sendo parte do pleito da categoria como cláusula para retornar ao ACT. Vale lembrar que aqueles empregados que ainda não fizeram uso vão poder requerer os abonos a partir de critérios que ainda deverão ser definidos. A Condsef/Fenadsef entende que a decisão da categoria foi acertada e já organiza os empregados para dar início aos debates que vão construir a proposta do ACT 2018/2019 que deve ser apresentado à empresa ainda este ano.

Apesar dos percalços marcados por um processo difícil de negociação o desfecho das assembleias mostra o entendimento dos empregados de que esta foi a melhor decisão para o momento. Algumas tentativas de tumultuar o processo que foram promovidas por entidades que sequer participaram do processo de negociações do ACT não se consolidaram e os empregados deram um passo importante para consolidar o acordo. As assembleias conduzidas pelas entidades filiadas à Condsef/Fenadsef aconteceram como sempre de forma democrática e transparente consolidando o resultado que determina a decisão da maioria absoluta dos empregados.

Condsef/Fenadsef, Fenam e FNE seguem participando ativamente dos processos de negociação dos empregados da Ebserh e construindo mais uma vez a unidade da categoria em torno do próximo ACT. Para a Confederação, é certo que este processo não teria desfecho positivo se não contasse com a mobilização, unidade e luta dos empregados da Ebserh. “Continuaremos contando com a disposição de todos para garantir que o próximo ACT mantenha direitos e traga avanços essenciais para os empregados da Ebserh”, pontuou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

Fonte: Condsef