.

Os servidores foram recebidos nesta quinta-feira, 16, por gestores da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Na pauta foram discutidas pendências que fazem parte da agenda da categoria. Apesar de garantir que o que estiver em acordo será discutido pelo governo, a Condsef avaliou que a reunião não atingiu as expectativas dos trabalhadores. Além de buscar uma agenda de reuniões para tratar pendências e falar sobre grupos de trabalho (GTs), a entidade buscou abrir um processo de diálogo de tabela remuneratória em 2010 para PGPE, PST e categorias similares. O Planejamento informou que vai avaliar a proposta, aprovada em plenária nacional, mas deixou um recado vindo do Palácio do Planalto: a orientação é cortar gastos. A mensagem deixada no ar reforça a necessidade dos servidores de se organizar e reforçar a mobilização em torno das bandeiras que fazem parte da Campanha Salarial 2009.

Mesmo com as próximas parcelas de reajustes garantidas pelo governo, diversos outros acordos ainda não foram cumpridos. Entre eles está a negociação de reajustes nos benefícios pagos aos servidores do Executivo, incluindo o auxílio-alimentação. Na reunião, sequer houve espaço para tratar o tema. Um novo encontro entre servidores e Planejamento ficou agendado para o próximo dia 22 de julho. Questões específicas do Dnit farão parte da pauta, além de pendências dos demais GTs. Mas a Condsef vai tentar avançar em outros debates.

PEC/FAZ e Tecnologia Militar
Ainda na reunião, o Planejamento informou que vai encaminhar à Condsef até esta sexta-feira (17) a minuta do relatório produzido durante o GT dos administrativos do Ministério da Fazenda. O objetivo é assinar o relatório final deste GT na próxima segunda, 20. Sobre a tabela do PEC/FAZ, em discussão, a Condsef deve ser convocada a participar de uma reunião com os gestores do Planejamento para tratar o assunto.

Também foi informado que o decreto que trata da regulamentação das gratificações e GQs (gratificação de qualificação) está sendo finalizado. Sobre a regulamentação da GQ específica da Tecnologia Militar, uma oficina deve ser organizada para discutir especificidades da carreira.

O presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues, acredita que os “recados” do governo, ao invés de desanimar, devem servir de estímulo para a mobilização dos servidores. “Desde o início sabíamos que não seria uma luta fácil. No entanto, se nós avaliarmos todas as conquistas recentes, vamos perceber que foram fruto da mobilização da categoria. Temos que continuar fazendo aquilo que temos feito, ininterruptamente: lutar”, disse. Nos próximos fóruns deliberativos, o Sintsep-GO, a Condsef e demais filiadas devem seguir discutindo ações estratégicas que possam reforçar a luta pelo cumprimento dos acordos firmados e atendimento das principais demandas da maioria dos servidores do Executivo.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef