.

Até o momento, onze de doze assembleias sinalizaram aceitar proposta mediada pelo TST

Empregados da Ebserh realizam assembleias em todo o Brasil até essa sexta-feira, 24, para definir se aceitam proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em Goiás, os trabalhdores liderados pelo Sintsep-GO, em assembleia, decidiram aceitar a proposta de ACT mediada pelo TST. Em nível nacional, onze de doze assembleias das entidades filiadas à Condsef/Fenasef votaram pela aceitação da proposta mediada. Um dos pontos polêmicos é a exclusão do abono de dois dias por ano, única cláusula social que o ACT mediado exclui dessa proposta. Aqueles empregados que ainda não fizeram uso vão poder requerer os abonos a partir de critérios que ainda deverão ser definidos após assinatura do ACT, caso seja aceita proposta.

Até agora, o entendimento da maioria tem sido avaliar a importância da continuidade do processo de negociação, sempre com a ressalva de continuar cobrando garantia de direitos adquiridos e avanços importantes para a categoria. Vale lembrar que pela proposta do TST, o índice de reajuste é um item que irá a dissídio devendo ser julgado até março do ano que vem.

Ainda pelo acordo mediado pelo TST, os dias das greves organizadas pela Condsef/Fenadsef e que foram descontados pela Ebserh devem ser repostos a partir da compensação das horas paralisadas. A Condsef/Fenadsef vai aguardar o resultado final das assembleias para, em seguida, encaminhar ao TST a resposta formal da categoria se aceita ou rejeita o acordo de mediação. A participação de todos nas assembleias é fundamental para assegurar que a maioria tenha sua voz ouvida.

Sintsep-GO com Condsef