.

Em breve, o/a filiado/a ao Sintsep-GO terá mais motivos para se orgulhar de seu sindicato. Além da Casa de Apoio José Genuíno, adquirida e recentemente reformada pela direção do Sintsep-GO; do Centro de Formação Márcia Jorge, que oferece cursos de formação e de aprimoramento da qualidade de vida de seus participantes; da van que conduz filiados aos eventos e atividades da entidade e dos dois veículos praticamente novos, trocados no final de 2017, o Sintsep-GO – além de fazer e de contribuir com a luta sindical – conseguiu direcionar parte de seus recursos para a realização de um sonho de seus filiados: a aquisição de um espaço de descanso e lazer.

A discussão, que há muito vem sendo feita com a base, nas plenárias sindicais, ganhou corpo com a visita da direção à Caldas Novas, no início de junho, que vislumbrou a possibilidade de adquirir alguns apartamentos para o lazer de seus filiados e familiares a um custo bastante razoável para o associado – apenas uma taxa para contribuir com o pagamento do condomínio.

Na última plenária, do dia 29 de junho, duas propostas de imóveis foram apresentadas à plenária, por dois consultores que vieram de Caldas Novas (na foto, o Thermas Place). Embora não tenha sido decidido exatamente quais imóveis serão adquiridos, os delegados sindicais autorizaram a direção do Sintsep-GO, por ampla maioria (dois votos contrários e uma abstenção) a proceder a aquisição e elaboração do regimento interno. “Vamos nos levar pelo critério do melhor custo benefício, tanto para a entidade, quanto para a categoria. Com certeza, nossos filiados merecem esse conforto e vamos nos esforçar para proporcionar isso a eles, da forma mais transparente e correta possível”, explicou o tesoureiro da entidade, Vicente Ribeiro.

Outro ponto importante foi a proposta de reformulação do regimento interno da Casa de Apoio, cujos destaques (apenas três) foram aprovados por unanimidade pelos delegados. Clique e confira aqui o novo regimento interno.

Conjuntura
Após as discussões de cunho administrativo, os delegados empreenderam forte discussão sobre os informes e a análise de conjuntura, realizada pelo vice-presidente do Sintsep-GO e diretor da Condsef, Gilberto Jorge. Ele adiantou a notícia que foi manchete em vários jornais do país, de que o governo não irá negociar nenhum tipo de reajuste com a categoria em 2019, “nem nos salários, nem nos benefícios, nem em nada”, pontuou.
Para Gilberto, a única perspectiva de melhora para os trabalhadores brasileiros passa pelas eleições do final do ano, com a retirada deste projeto que está colocado pelo atual governo. “Não tem saída, ou nós enfrentamos esse projeto político que está posto, ou nós vamos diminuindo até acabar. Se continuar essa corja, no governo e no Congresso, o serviço público como nós conhecemos vai acabar”, ressaltou.

Para ele, a necessidade da luta é fundamental. “Nós temos que lutar, participar das nossas atividades, inclusive da Saúde teremos, no mês que vem (agosto), ato nacional em defesa dos trabalhadores intoxicados da Funasa. Temos que cobrar do governo uma atitude em relação a esses nossos companheiros, que estão morrendo por causa da intoxicação”, enfatizou, de forma grave.

Delegados eleitos para a Plenária Nacional da Condsef
Confira os delegados eleitos por unanimidade: Adauto Joaquim Neto, Joenilza Lopes Ribeiro, Adão Nunes Correia, Edmar Normandes dos Santos, Maria Cleuza Carneiro, Tiago Melo, Crescêncio Pinhão de Sena, Ercília Gonçalves, Maria Leci Ribeiro, João Gomes, Juarez Cavalcante, José Roberto da Cunha, Osmar Martins Teixeira, Analício Santiago, Rubens Martins da Silva, Mariozan Vieira de Souza, Deusina Azevedo Soares e Francisca Araújo Gomes.

Moção
A plenária aprovou ainda uma moção, com tom político, determinando que o sindicato dê ampla publicidade à imagem dos parlamentares que, de algum modo, prejudicaram a classe trabalhadora brasileira, votando ou apoiando projetos que retiraram ou diminuíram direitos. E, da mesma forma, dê ampla publicidade à imagem de parlamentares e candidatos que tem favorecido os trabalhadores, na defesa irrestrita de seus direitos e interesses. Confira o texto aprovado:

“Foi aprovado em Plenária Sindical de Base, que o Sintsep-GO deve se posicionar, publicamente, contra quaisquer políticos ou candidatos cuja plataforma de trabalho esteja integrada à retirada de direitos da classe trabalhadora brasileira. O Sintsep-GO não vai se calar perante a desconstrução de direitos, conquistados a duras penas, pelos servidores públicos e por toda a população. Além disso, a entidade estará indicando voto a candidatos comprometidos com a classe trabalhadora e com a defesa irrestrita de todos os nossos direitos” (Plenária Sindical de Base – 29/06/2018).